Atualizado em: 21 junho 2013

Segredos de um bom churrasco

Você Sabia?
Que a festa do bumba meu boi surgiu no nordeste do país. Sobre o surgimento dessa festa, foram criadas lendas, mas todas sem qualquer fundamento histórico.
churrasco 1

Procure comprar a carnes com o carimbo de inspeção sanitária e de boa procedência!

Fazer um bom churrasco não é tão fácil quanto os leigos acreditam ser, até porque existem alguns segredos que vão garantir a maciez e um melhor sabor à carne.

Segredos para um Bom Churrasco

Na hora de comprar a carne evite as que tiverem gordura amarelo escuro, pois isso indica um animal velho, o que fará a carne ser dura. Já no caso de costela, osso chato e grande é de animal velho, enquanto ossos pequenos e arredondados são de novilho.

publicidade:

Compre costelas com tiras de 8 a 10 cm de largura, dando preferência às costelas centrais do animal

Tome o cuidado se a carne foi cortada no sentido transversal ao comprimento das fibras do músculo.

As carnes de costela e cordeiro devem ser deixadas marinando no molho do tempero de um dia para o outro, assim a carne ficará mais tenra e com o tempero mais acentuado.

Separe os tipos de carne na hora de assar, para que o gosto de uma não interfira no gosta da outra, como por exemplo, linguiças e carne de frango.

Coloque a carne para assar no carvão em brasas e não no fogo alto, para evitar que a carne fique sapecada ou queimada.

Se a carne estiver congelada, coloque ela para descongelar com uma 12 horas de antecedência e jamais a coloque para descongelas no microondas ou em água quente para não retirar o sabor da carne.

Também deixe a carne um pouco em temperatura ambiente e não a retire direto do refrigerador para a churrasqueira, pois o churrasco pode não ficar no ponto ideal.

Para conseguir uma carne mal passada, você deve esperar e assim que ela começar a sangrar por cima, você  deve virar e deixar a carne assar por alguns minutos, pois assim ela estará semi-assada.

Já para calcular a quantidade de carne para um churrasco faça assim, compre de 400 a 600 gramas de carne para cada adulto e 300 gramas para cada criança.

Coloque o lado mais magro da carne  virado para o fogo,para não perder toda a gordura da mesma. Já as costelas devem ser assadas com a parte do osso para baixo.

Se a carne for temperada com sal grosso não esqueça de bater bem a carne depois de pronta.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook