Atualizado em: 15 abril 2010


Scielo Brasil – Artigos Científicos

Artigos organizados por ordem alfabética

A Scielo, sigla da Scientific Electronic Library Online – é uma biblioteca vitual que abriga uma vasta coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. Todas escolhidas com alto rigor de critérios. Afinal, não será qualquer produção científica que irá compor suas estantes virtuais.

A SciELO é um projeto voltado para a educação e linhas de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Faesp), em conjunto com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

A partir de 2002, o Projeto se ampliou e passou a ter o apoio do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A meta é criar um programa que tenha por fim,desenvolver uma técnica comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

Com o caminhar das atividades do projeto, novos títulos de periódicos estão sendo incorporados à coleção da biblioteca. A estrutura da SciELO possibilita que o usuário tenha acesso à sua vasta coleção de periódicos,harmonicamente organizadas pela ordem alfabética de títulos, ou por ordem de assuntos, ou ainda por um módulo de pesquisa de títulos dos periódicos, que contenham dados como assunto, nomes das instituições publicadoras e lugar de publicação.

Os espaço virtual também possibilita acessar textos completos dos artigos pelo índice de autor e um índice de assuntos, ou ainda com um formulário de pesquisa de artigos, em que ao clicar no site, no link de busca, fica mais fácil encontrar os elementos que formam todo o artigo tais como autor, palavras do título, assunto, palavras do texto e ano de publicação.

No site da Scielo www.scielo.br é possível o pesquisador viajar para um mundo de conhecimento. Lá se encontram, devidamente organizados, periódicos, artigos científicos, citações de revista, pesquisa de títulos e outros recursos fundamentais para quem lida com pesquisa. Para ter acesso a este mundo, qualquer pessoa pode se registrar.

Há um link no próprio site que explica como pode ser efetivado esse cadastro. É tudo bem simples, rápido, de acordo com as facilidades que o meio digital oferece.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook