Atualizado em: 16 fevereiro 2011

Saiba Como Lidar com a Rejeiçao – Dicas

Infelizmente a vida não é perfeita e temos uma série de acontecimentos que por muitas vezes nos deixam pra baixo. Obviamente, sempre tem alguem que acaba pagando o pato e, muitas vezes, somos pegos de assalto para sermos alvo.

publicidade:

Mas como lidar com essa situação de rejeição dos demais? Saber como lidar com isso é fundamental para que você não surte e evite dores de cabeça e muito estresse.

Confira abaixo algumas dicas de como lidar com a rejeição.

Não tome tudo pessoalmente

Sim, às vezes a negativa é contra a sua pessoa, mas na maioria das vezes o resto do mundo está rejeitando apenas uma situação que você representa. Aprenda a identificar o que realmente a outra pessoa está rejeitando, especialmente se você for um vendedor. Vai economizar toneladas de sofrimento inútil

Mantenha-se positivo

É duro ser (pessoalmente) rejeitado, mas isso nem sempre é negativo. Muitas vezes uma recusa de um convite para sair pode resultar em uma noite divertidíssima, saindo sozinho ou com outra pessoa. Há 5 anos, uma amiga não pôde me acompanhar a uma festa, saí sozinho, conheci a mulher que amo e com quem estou casado até hoje.

E antes de se sentir solitário e rejeitado, pense nas muitas vezes em recusou convites por motivos que nada tinha a ver com a outra pessoa, por estar desanimado demais para sair, ou porque simplesmente tinha outros planos.

Escute e entenda a rejeição

Exceto se você vende lustres de porta em porta, quase toda rejeição pode ter alguma informação útil. É normal que se fique receoso ou constrangido ao se rejeitar outra pessoa, de modo que a palavra NÃO é sempre a mais difícil de dizer.

Assim, se depois de ouvir o NÃO você for capaz de perguntar o porquê da rejeição, o outro ficará bastante aliviado por poder se explicar melhor. Ao invés de contra-argumentar, pense em como pode usar essa informação para melhorar sua conduta ou reduzir as chances de uma nova rejeição em outra oportunidade.

Seja generoso consigo

Ser rejeitado já é frustrante o suficiente, especialmente se se perde uma oportunidade de trabalho, um negócio ou o amor de alguém. Não fique se taxando de burro ou incompetente nesse momento delicado. Muitos vícios e longos períodos de depressão começam com uma rejeição no meio de uma crise de auto-estima. Cuide-se.

Mantenha sua autoconfiança

Manter sua autoconfiança é a melhor maneira de enfrentar a rejeição, mesmo que uma auto imagem positiva ajuda a oferecer às outras pessoas o melhor de você. Os relacionamentos tendem a melhorar muito quando se enfrenta a rejeição com maturidade, sem abalar seus alicerces mais profundos.

Saiba que todo mundo passa por rejeição

Acho que ninguém é tão arrogante ou pretensioso a ponto de pensar que é o único rejeitado do mundo. Mas é assim que nos sentimos depois de um NÃO: um sapato torto. Todas as pessoas que têm desejos passam por momentos de rejeição, mas são esses desejos e reações à rejeição que nos tocam para frente. Foi rejeitado? Entenda, aceite, aprenda, prossiga.

Tente de novo.

Ok, não necessariamente com a mesma pessoa. Há vezes em que um não é definitivo, e outras em que deixa portas entreabertas. A história dos grandes escritores, empresários e executivos é plena de negativas e rejeições, mas também marcada uma generosa dose de teimosia.

Boa sorte em sua próxima tentativa.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook