Atualizado em: 6 abril 2010

Rosas vermelhas, significado de amor e paixão em um gesto

Quando se pensa em decoração para ocasiões especiais, como aniversários, noivados, casamentos ou até mesmo aquela festinha surpresa, logo pensamos em flores. É um artigo que não pode faltar. Dá um destaque, um brilho a mais, e se torna um grande diferencial em qualquer comemoração. E a que mais se destaca dentre todas elas é a rosa vermelha. Desde os tempos remotos a rosa vermelha é utilizada em celebrações, mas principalmente em situações que se quer demonstrar a paixão e o amor.

publicidade:

 Buscando na história e evocando uma tradição catalã, os cavaleiros que vinham de guerras e batalhas, ofereciam rosas vermelhas às suas damas, significando que o seu retorno era única e exclusivamente por seu amor, em troca recebiam um livro, como símbolo da reciprocidade do sentimento.

 Dentro da nossa cultura a rosa é a flor que possui maior simbolismo, pois é atrelado a ela diversos significados. Na mitologia grega existia Afrodite que era consagrada a Deusa do amor, e seu principal símbolo era a rosa vermelha. A rosa significa o ápice da paixão, e pode ser relacionada ao sangue e a carne. Para os romanos as rosas eram uma criação da Flora (deusa da primavera e das flores). Com o desenvolvimento da sociedade o eu significado foi se expandindo e chegou à religião cristã. No cristianismo a rosa é o símbolo de Maria.

 Hoje em dia quando um homem entrega rosas vermelhas à uma mulher, ele quer expressar todo seu sentimento e demonstrar o quanto está apaixonado por ela. A dama, por conseguinte, as recebe com carinho e reconhece automaticamente a intenção do rapaz. É um momento onde há uma correlação entre as partes, e um entendimento do significado desse ato.

 Mas não é somente para demonstrar esses sentimentos que a rosa é utilizada. Em diversos ambientes podemos encontrá-la, pois é uma excelente opção para qualquer decoração. Decoradores e Designers de interiores sempre indicam rosas vermelhas à ambientes onde se quer demonstrar um lugar harmonioso e amoroso.

 Por isso fica a dica: quando quiser mostrar o quanto está apaixonado ou montar um bom ambiente, não deixem de pensar nas rosas, as vermelhas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook