Atualizado em: 22 abril 2013

Repelente natural de Citronela Caseiro: Como fazer

A citronela é bastante conhecida por suas propriedades repelentes, hoje você irá aprender a receita de um repelente natural
Você Sabia?
Que a ideia do repelente surgiu quando os estudantes Joimarly Ferreira, Adym Nascimento e a professora observaram que em sua cidade há vários focos de formiga-de-fogo, eles notaram que a maioria das pessoas usa inseticidas comuns, que agridem o meio ambiente
repelente-natural-casero

O repelente caseiro de citronela é uma excelente forma evitar a dengue

Os mosquitos estão na lista de insetos inimigos número um dos seres humanos. Eles transmitem doenças, sua picada causa coceiras e pequenas erupções na pele, e perturbam o sono de todos com suas picadas e barulhos de asas passando. Grandes de proteção e repelentes são itens presentes em qualquer casa, principalmente as situadas próximas a gramados, áreas verdes, rios, lagos, e outros habitat dos insetos. Um repelente que se mostra eficiente e totalmente ecológico é feito com citronela.

A citronela é um tipo de capim muito parecido com o de erva cidreira. Original da ilha de Java, na Indonésia, é rico no chamado citronelal e geraniol que são responsáveis por dar a citronela um aroma característico, e bem cítrico como o eucalipto. Esse aroma que para as pessoas é agradável para os mosquitos é praticamente insuportável por isso eles se afastam. É ecológico por não ter a intenção de matar os insetos. O melhor do repelente natural de citronela é que ele pode ser feito em casa com receitas fáceis.

publicidade:

Repelente de Citronela Caseiro: Como fazer

Conheça e aprenda como fazer algumas receitas de óleo de citronela, a primeira é uma loção. Os ingredientes para a loção repelente de citronela: 150ml de glicerina líquida; 150 ml de tintura de Citronela; 350 ml de álcool de cereais; 350 ml de água mineral, destilada ou filtrada. Em um recipiente misture os ingredientes, quando ficar homogênea embale em um recipiente de cor âmbar. A receita tem como resultado um litro de loção e pode ser passado nas pernas e braços sempre que necessário.

A segunda receita é um pouco mais simples, os ingredientes são: 500 ml de água; 100 gramas de folha de citronela picada; 30 ml de álcool. Para preparar coloque em um liquidificador a água e metade das folhas de citronela, bata por 3 minutos e depois coe. Depois de coada bata o restante das folhas com a primeira mistura. Coe novamente e depois coloque de volta no liquidificador e acrescente o álcool. Bata por um minuto e estará pronto.

Dica

É possível fazer uma mistura para passar na casa na hora de limpar chão e moveis, e ainda afastar os mosquitos. Para isso pegue 10 folhas de citronela e coloque água quente sobre elas, e em seguida deixe descansado por 15 minutos. Depois coloque dois litros de água fria, a água final pode ser colocada no pano para passar na casa.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook