Atualizado em: 12 abril 2010

Refletor para Filmagem

Existe atualmente no mercado, vários tipos de refletores com características peculiares a cada um e que fazem toda a diferença na hora de filmar/fotografar uma festa de casamento, aniversário, confraternizações, palestras de negócios, enfim, cada tipo de refletor pode ser melhor utilizado em situações diferentes. É preciso ter também a noção, e isto cabe ao profissional, de que quem deve ter destaque é o objeto, pessoa, ambiente a ser filmado e não a iluminação. Iluminação boa é aquela que passa despercebida, faz o seu papel sem chamar atenção.

publicidade:

Dentre os muitos tipos de refletores para filmagem, podemos destacar o Fresnel que é um dos mais antigos, mas que ainda está em uso por ser muito bom.  Este tipo de refletor é caracterizado por ter uma lente na frente da lâmpada de filamento chamada tungstênio. Por causa desta lente, é mais fácil para o iluminador decidir entre um foco de luz mais aberto ou mais fechado. Existem refletores assim de várias potências, de 100 watts nos mais fraquinhos até 20.000 watts nos mais potentes! O Fresnel possui também “Bandôs” que são abas que evitam que a luz escape pelos lados tornando o trabalho do iluminador mais efetivo.

Outros tipos de refletores para filmagens muito utilizados também são o Aberto Arri 1000 e o Mini-Brut e Maxi-Brut. O Aberto Arri 1000 é parecido com o Fresnel, porém não tem a lente na frente, sendo assim, ele não consegue direcionar o foco de luz, e por isso mesmo se chama aberto. A luz neste tipo de refletor tem a tendência de se espalhar, mas isto não o faz de menor qualidade com relação ao Fresnel, pois o seu foco é bem preciso. Já o Mini-brut, e Maxi-Brut são um tipo diferente de calha de luz com uma espécie de faróis que são colocados dentro dela paralelos ou em série dando um efeito de luz intenso e aberto. Estes faróis que ficam dentro da calha podem ser maiores ou menores, sendo os maiores chamados Maxi-Brut e ou outros de Mini-brut. O Maxi-Brut é utilizado geralmente em Studio, e pode ser usada pra funcionar como luz d enchimento, já o Mini-Brut se usa mais em pequenas produções.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook