Atualizado em: 8 fevereiro 2010

Receita de Chá para Menopausa

A menopausa natural começa quando a mulher tem seu último ciclo menstrual, ou seja, para de menstruar há mais de 1 ano. Isso geralmente ocorre entre as idade de 45 e 55 anos, mas o início da menopausa começa por volta dos 35 anos, quando os ovários gradualmente começam a produzir menos quantidades de hormônios sexuais – estrogênio e progesterona -.

publicidade:

A menopausa causa mudanças significativas no cotidiano da mulher e os seus sintomas são os mais variados principalmente devido às alterações nos níveis de estrógeno. Confira alguns desses sintomas:

Sintomas: Ansiedade; Mudanças na pele e cabelo; Depressão; Dificuldade para dormir; Vagina ressecada; Fadiga; Dores de cabeça; Fogachos e suores noturnos; Menstruações irregulares; Irritabilidade; Dores articulares e musculares; Perda de interesse no sexo; Dor na relação sexual; Palpitações; Dificuldade de concentração; Prejuízo de memória; Problemas urinários.

Felizmente, nem todas as mulheres sofrem desses sintomas, mas, para aquelas mulheres que sofrem, existem diversas receitas que ajudam a amenizar esses efeitos indesejados da menopausa. Confira uma receita de um chá que pode ajudar em situações como essa:

Ingredientes:

-1 punhado de cinifuga;

-1 punhado de folhas de amora;

-1 punhado de aniz estrelado;

-1 punhado de melissa;

-1 punhado de alecrim;

-1 litro de água;

Obs: “Punhado” deve ser medido na mão da pessoa que irá tomar o chá.

Modo de Preparo: Ponha a água para ferver. Assim que ferver, retire do fogo e acrescente as ervas. Tampe a panela e deixe por 15 minutos. Tome de 2 a 4 vezes ao dia.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook