Atualizado em: 17 abril 2013

Recarga de Ar Condicionado: Como fazer

Aprenda como você pode realizar a recarga do seu ar condicionado de forma bem simples e pratica. Veja que com a recarga o Ar condicionado ficará com um melhor funcionamento.
Você Sabia?
Em 1902 foi inventado um mecanismo de ar condicionado para climatizar ambientes fechados, criado pelo Engenheiro, Willis Carrier.
Recarga Ar Condicionado

A Recarga de ar condicionado é realizada com todo cuidado e atenção. (Reprodução)

Nos dias quentes o ar condicionado é algo que refresca, alivia a tensão do calor, e ajuda a tornar o dia e o ambiente mais agradável.

Ele funciona com um sistema de refrigeração repleto de componentes internos, independente do modelo como Split, janela ou de carro um material é o mais importante, o gás refrigerado. Ele é o responsável pela transformação do ar quente que vem do ambiente em ar frio, reprimindo as suas partículas. Entre os gases mais utilizados estão o R12 e R134a.

publicidade:

Como Fazer?

O sistema de refrigeração conta com uma parte exclusiva que recebe um pequeno tambor de gás refrigerado, a recarga desse gás deve ser feito por um profissional. Com o passar do tempo de uso o gás chega em sua fase final e por isso é preciso trocá-lo, do contrário o ar condicionado já não consegue mais refrigerar o ambiente.

A recarga feita pelo próprio usuário do aparelho pode causar danos no ar condicionado, por isso é recomendável que um profissional o faça. A única recarga feita dentro do ar condicionado é do gás refrigerado. Para saber quando é a hora de trocar basta observar quando o aparelho de ar condicionado já não refrigera o ar com o mesmo desempenho.

É importante realizar uma manutenção periódica, sempre observando as peças e realizando a limpeza delas. O filtro é outra peça de extrema importância dentro do aparelho que deve ser trocado sempre que necessário. Ele faz a filtração das impurezas que estão no ambiente e vão para o ar condicionado como poeiras, sujeiras, bactérias, entre outros.

Importante!

Para entender a importância de recarregar o gás do ar condicionado é preciso entender sua função. O ar condicionado funciona captando o ar quente que está no ambiente, quando ele entra no aparelho passa por um processo de vaporização e liquidificação, feito pelo gás refrigerado.

O gás que se transformou em liquido tem a temperatura reduzida e transformada em gás novamente, este ar que agora é frio é jogado no ambiente. O calor não pode ser destruído apenas transformado. Por isso a recarga é de extrema importância para o bom funcionamento do ar condicionado, assim como o bom estado de suas outras peças.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook