Atualizado em: 8 agosto 2008

Prorrogadas inscrições para o Polibrás – Como se inscrever

Seguem até as 23h59min do dia 21 de agosto as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino da Libras e para Certificação de Proficiência na tradução e interpretação da Libras/ Português/ Libras (Prolibras). O Prolibras é um programa promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e desenvolvido por Instituições de Ensino Superior (IES). As provas serão realizadas nos dias 28 e 30 de setembro.

A prova é composta por duas partes: a objetiva e a prática. A parte objetiva, que ocorrerá no dia 28 de setembro, terá 20 questões relativas à compreensão da Libras e duração de duas horas, com início às 15 horas (horário de Brasília). Os aprovados na primeira etapa com pontuação igual ou superior a 12 pontos (em uma escala até 20 pontos) estarão habilitados a participar da segunda etapa. A parte prática, que será aplicada no dia 30 de setembro, terá duração de 15 minutos para cada participante, com início às 14 horas, horário de Brasília.

publicidade:

Como se inscrever

As inscrições para o Prolibras serão feitas somente pela Internet na página www.coperve.ufsc.br. A Universidade Federal de Santa Catarina é a responsável pela aplicação da prova. O interessado, após efetivar a inscrição, deverá imprimir o boleto no valor de R$ 30,00 que poderá ser pago em qualquer agência bancária do território nacional até o dia 22 de agosto.

Os locais para a aplicação da prova estarão disponíveis a partir do dia 19 de setembro nos sites www.prolibras.ufsc.br e www.coperve.ufsc.br.

O exame nacional será realizado em IES públicas nas seguintes cidades: Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luis, Belém, Macapá, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Cuiabá e Campo Grande.

Certificação

Poderão se inscrever para o exame pessoas fluentes em Libras, tanto com nível superior completo quanto com nível médio, também completo. O Prolibras certificará pessoas surdas, fluente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e interessadas em ser professores e instrutores da Libras nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia; e pessoas ouvintes, que sejam fluentes na tradução e interpretação da linguagem. Os certificados obtidos por meio deste exame poderão ser aceitos por IES ou instituições de educação básica, como títulos que comprovam a competência no uso e no ensino da Libras ou na tradução e interpretação da língua.

Os participantes serão avaliados sob dois aspectos: a competência lingüística, que é a fluência em Libras, e a competência metodológica para o ensino da língua. No caso da aprovação, o candidato receberá seu certificado via Correios, a partir da data a ser divulgada juntamente com os resultados da segunda etapa.

Clique aqui e veja o edital completo do Prolibras.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook