Atualizado em: 3 novembro 2010

Presidenta ou Presidente? Qual o correto?

Com certeza confundiu muita gente nessa temporada de eleições. As palavras direcionadas a candidata do PT Dilma Roussef, presidente e presidenta, só fizeram mais confusão na cabeça dos brasileiros. Alguns sempre souberam do termo certo, outros tinham certeza de que “presidenta” não existia porque foi ensinado assim, mas de uma hora pra outra começaram a ouvir no Jornal. E ai, bateu a dúvida. Qual é o certo?

publicidade:

De acordo com o Dicionário Aurélio o feminino de presidente é presidenta. É isso mesmo, com o “a” no final. Talvez seja um pouco estranho ao ouvido por falta de costume.

O Professor Hélio Consolaro explicou para o site “FalaBonito” que num passado recente, não havia feminino de presidente e nem de hóspede. Agora, depois da luta das mulheres na sociedade, os dicionários já registram e a gramática aceita os femininos: presidenta, hóspeda.

“O problema deixa, portanto, de ser uma dúvida simplista de certo ou errado, e passa a ser uma questão de preferência ou de padronização. No Brasil, é fácil constatar a preferência pela forma comum aos dois gêneros: a parente, a chefe e a presidente. É bom lembrar que a acadêmica Nélida Piñon, quando eleita, sempre se apresentou como a primeira PRESIDENTE da Academia Brasileira de Letras. Patrícia Amorim, desde sua eleição, sempre foi tratada como a presidente do Flamengo” diz Sérgio Nogueira do “Dicas de Português do G1.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook