Pomada Caseira Contra Assadura

A assadura é muito comum em bebês principalmente até os dois anos embora muitos adultos já  sofreram  deste incômodo também.

O ideal é deixar a pele respirar, mas algumas dicas também são bem vindas.

Abaixo acompanhe as dicas:

* Limpe bem a região com água morna. É bom deixar o bebê por alguns minutos sem fralda, em caso de tempo quente, para ventilar o local. A troca de fralda deve ser ainda mais freqüente.

* Pele vermelha pede proteção extra com pomada contra assadura. Busque produtos fáceis de remover para não machucar a pele do bebê. Eles devem conter substâncias hidratantes, regeneradoras e hipoalergênicas, sem perfumes e corantes, para evitar maior agressão da pele já irritada. Mas nada de fórmulas com antibióticos e antifúngicos, a não ser com indicação médica. Já existem pomadas que previnem e tratam as assaduras.

* Não use talco na troca da fralda. Apesar de parecer adequado para manter as dobrinhas secas, o produto pode abafar a pele e irritar ainda mais. Também há risco de as partículas serem aspiradas pelo bebê;

* Se a irritação não melhorar em 24 horas e ocorrer infecção, procure um médico. As assaduras são bastante doloridas e vão irritar o bebê. Nos casos mais graves, pode até ocorrer febre.

Claro que é sempre bom termos um acompanhamento médico, mas algumas receitas caseiras podem aliviar bastante sem causar nenhum mal.

Abaixo deixaremos algumas receitas simples e bem eficazes.

Receita 1

Fresca e digestiva, a alface combate a insônia. Indicado para irritações da pele, alergias, brotoejas e assaduras, as folhas e talos macerados junto com aveia, na forma de uma “pomada”, produzem alívio.

Receita 2

50 gramas de vaselina pura

10 gramas de óxido de zinco

40 gramas de óleo de coco

Misture o óleo de coco com o óxido de zinco, junte a vaselina com espátula, e guarde em um pote bem fechado.

Receita 3

Coloque o seu bebê sentadinho na banheira, com água morna e camomila. Você pode fazer um chá de camomila bem forte com 3 ou 4 saquinhos de chá e adicionar a água da banheira, isso ajuda a aliviar as dores e as assaduras tendem a desaparecer.

Caso estas receitas não surtam efeito, é melhor procurar um médico.