Atualizado em: 21 fevereiro 2011

Planilha de Gastos Mensais

Certamente, com tantas variáveis nos preços nem sempre previsíveis, todos já ponderaram a dificuldade em adequar seus recursos disponíveis às compras de cada mês. Porém, é possível facilitar essa tarefa, calculando seus gastos mensais através do Excel 2007, um dos programas mais importantes do pacote Office.

publicidade:

Primeiro, você deve organizar a planilha, colocando os 12 meses em colunas, para depois inserir a coluna das Receitas, que corresponde à sua renda mensal, de maneira detalhada em cada método de recebimento. Selecione todas as células das Receitas, incluindo a linha ”Total de Receitas”, indo na aba “Início” e acesse a guia “Número”, escolhendo a opção “Moeda” e adequando o número de casas decimais e o símbolo de R$.

Então, você deve incluir abaixo, o campo ”despesas”, que envolve todo o gasto que você efetua durante o mês. Faça-o de forma mais precisa possível em tópicos de acordo com as suas necessidades. Repita o passo de conversão de número usado para as receitas.

Para cada total, sendo de receitas ou despesas, vá até a célula correspondente e clique em AutoSoma, na aba Fórmulas.

Para calcular o quanto restou, construa um campo do mesmo modo que foi feito para Despesas e Receitas. Então, clique na célula correspondente à cada mês e digite a coordenada da célula referente à receita total do mês em questão, seguida do sinal de menos (-) e a célula referente à da despesa total do mês em questão. Copie então essa fórmula e distribua às demais células, usando a ferramenta “Colar Especial” com o botão direito do mouse.

Pronto, agora você pode documentar os seus gastos e programar o quanto você economiza ou pode economizar.

Leonardo Telles Bigio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook