Atualizado em: 11 junho 2013

Orientação de Estudos: Como fazer com seu filho

Os estudantes que tem a atenção dos pais com os seus estudos e desempenho escolar se sentem mais seguros e amados e tem melhores notas.
Você Sabia?
Que a escola surgiu nas civilizações da Mesopotâmia e do Egito e desde a sua gênesis, ela foi um estabelecimento restrito as elites.
como orientar os estudos dos filhos 1

Veja o que os pais devem fazer para ajudar os filhos a terem sucesso nos estudos

Muitos pais só notam que as coisas não vão bem com os estudos de seus filhos na hora de ir buscar o boletim na escola, quando as notas baixas surpreendem esses pais, que ficam perdidos sem saber o que fazer.

O importante é que os pais dediquem algum tempo do seu dia a dia para orientar os estudos de seus filhos.

publicidade:

Cuidados que os Pais devem Tomar

Criar um ambiente favorável ao estudo, sem televisão, música e outros itens que tirem a concentração do aluno.

Os pais devem orientar os filhos na hora de estudar, indicando enciclopédias e sites que podem ter a matéria a ser aprendida, explicando o assunto, caso saibam, ou pesquisando sobre ele juntos, mas sem jamais dar as respostas prontas para o aluno.

Os pais devem evitar brigas e cobranças na hora do estudo do aluno, pois o mesmo vai ficar ansioso e não vai ter condições de aprender.

Tomar cuidado se o estudante esta bem de saúde, pois doenças e até certos medicamentos causam sonolência, desconforto e letargia nos estudantes. Adie o estudo para outro momento.

Providencie uma pequena biblioteca dentro de casa para incentivar a leitura e para ter em casa livros para pesquisa escolar, como as enciclopédias por exemplo.

Elogie o estudante a cada tarefa que ele desempenhar bem, pois as pessoas se sentem estimuladas a continuar se esforçando cada vez mais quando são elogiadas.

Peça para rever cada prova e apresentação de trabalhos do seu filho, refaça com ele as questões que ele errou. Veja o que o professor não achou bom no trabalho, pesquise com ele o que era para ter sido feito então.

Evite fazer ameaças sobre as notas do aluno, mas se não estiver adiantando ele estudar com o seu auxílio talvez seja a hora de contratar um professor particular na matéria em que ele tem mais dificuldade.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook