Atualizado em: 24 setembro 2013

O que não falar para os filhos - Autoestima baixa

Somos responsáveis pela criação dos filhos e temos que tomar cuidado para não falar coisas que os deixem com a autoestima baixa.
Você Sabia?
Baixa autoestima é uma característica das pessoas que se sentem inadequadas para enfrentar os desafios da vida, não acreditam nos seus potenciais, são pessimistas e negativas.
O que não falar para os filhos - Autoestima baixa ( Foto: Divulgação)

O que não falar para os filhos – Autoestima baixa ( Foto: Divulgação)

Toda criança precisa ser cuidada, com muito carinho, amor, educação, respeito e os pais precisam tomar cuidado para não falarem certas coisas que possam deixar a autoestima delas em baixa, por isso trouxemos dicas do que não se deve falar já que elas precisam gostar de si próprias para se desenvolverem felizes. O peso que algumas palavras dos pais podem ter sobre as crianças pode mudar a personalidade e o futuro de muitas delas, por isso todo cuidado é pouco.

O que não falar para os filhos – Autoestima baixa

  • Jamais diga palavras que denigrem xingamentos ou coisas que possam colocá-las para baixo como chamar a criança de burra, incompetente, que ela não sabe nada, estas coisas pejorativas.
  • Nunca negue carinho, um abraço, um colo, mesmo que você tenha milhões de coisas para fazer.
  • Não fique exaltando os pontos fracos da criança, dando ênfase a eles, porque isso acarretará uma autoestima muito baixa e uma revolta muito grande.
  • Não diga apenas sim, porque os “nãos” fazem parte da vida e é melhor que venham primeiramente de vocês.
  • Jamais pergunte a criança se ela quer ir a algum evento que seja obrigatório.
  • Não peça a criança para parar de chorar a não ser que você já saiba o motivo e já tenha ajudado da melhor maneira possível.
  • Nunca minta mesmo em relação à coisa pequenas porque ela se sentirá enganada e será com certeza uma mentirosa quando crescer.
  • Não ria dos erros e nem do mau comportamento das crianças porque isso irá inibir seu desenvolvimento saudável.

E vocês não poderão nunca se esquecer que as crianças aprendem muito mais com exemplos do que com palavras, portanto seja um bom espelho sendo felizes, tendo a autoestima elevada, sendo otimistas, corretos e verão que seus filhos serão adultos maravilhosos.

publicidade:
O que não falar para os filhos - Autoestima baixa ( Foto: Divulgação)

O que não falar para os filhos – Autoestima baixa ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook