Atualizado em: 13 junho 2013

Mulher menstruada pode transar normalmente?

 

Ainda que muita gente resolva estudar o organismo feminino, alguns mitos continuam a fazer parte do dia-a-dia das mulheres e das visitas aos ginecologistas. A menstruação, por exemplo, embora seja um acontecimento corriqueiro, desperta muitas dúvidas, principalmente no que diz respeito às atividades sexuais. Será que transar menstruada faz mal para a saúde? Há risco de gravidez na época da menstruação?

Segundo o psicoterapeuta sexual Oswaldo Rodrigues Junior, do Instituto Paulista de Sexualidade, durante a menstruação não existe nada que atrapalhe ou prejudique a mulher ou o homem durante a relação sexual. “O sangue menstrual não é ‘ruim’, não está contaminado, não causa infecções na mulher nem no homem”, explica Rodrigues.

“O que acontece na época do ciclo menstrual é que as mulheres ficam mais sensíveis a doenças sexualmente transmissíveis. Sendo assim, normalmente os especialistas sempre orientam para que durante a transa sejam utilizados preservativos. Tudo com proteção não tem problema”, enfatiza o ginecologista Fábio Laginha, do Hospital Nove de Julho.

“Como o PH da vagina passa de ácido para alcalino na menstruação e, além disso, como o tampão que protege a subida de germes para o útero é desfeito e substituído pelo sangue, é preciso mais cautela na hora das relações sexuais. Se a mulher adquirir qualquer infecção neste período, será mais grave do que em qualquer outra fase”, ressalta o ginecologista Nelson Valente, do Laboratório Especializado em Ginecologia e Obstetrícia (Lego).

Nem mesmo o sexo oral precisa ser um problema se a mulher estiver menstruada. De acordo com o psicoterapeuta Oswaldo Rodrigues Junior, existem algumas pessoas que gostam e não têm problemas com isso. “Para a maior parte das pessoas, o sangramento é algo que se torna incompatível com o sexo oral, mas é uma questão de preferência”, diz Rodrigues.

“Usando-se proteções, a exemplo daquele plástico fininho que usamos para embalar alimentos na geladeira, pode-se praticar sexo oral com razoável qualidade mesmo durante a menstruação”, acrescenta o psicoterapeuta sexual.

“Outra opção para o sexo oral durante a menstruação pode ser a camisinha feminina”, comenta o ginecologista Laginha. “
O jeito certo de colocá-la, como é possível verificar na embalagem do produto, é deixando cerca de dois centímetros para fora do canal vaginal, recobrindo os lábios vaginais. Assim, o sexo oral pode ocorrer de forma segura”, explica.

Riscos de gravidez

Uma dúvida também bastante recorrente sobre a época da menstruação é se existe o risco de gravidez nas relações sexuais sem preservativos. O ginecologista Nelson Valente ressalta que este é o sexo mais seguro quando o assunto é gravidez, pois nessa fase a mulher não ovula. “A menstruação é a descamação da parede interna do útero (endométrio) que, por definição, não evoluiu porque não houve fecundação e nem a implantação de um embrião”, diz.

“É muito improvável a mulher ovular durante a menstruação. Obviamente, casos raros acontecem, especialmente se pensarmos em mulheres com ciclos irregulares e muito curtos. No geral, é um período muito hostil à gravidez, já que não há um óvulo disponível para a fecundação e, também, o útero não dispõe de condições para receber a implantação do embrião”, esclarece Fabio Laginha. “O sangue da menstruação também é tóxico para eventuais espermatozóides que estejam no meio do caminho”, completa.


Fim da Ejaculação Precoce

Tratamento natural para acabar com a ejaculação rápida
Clique aqui e conheça

Como conquistar lindas mulheres

O Código da atração te ensina os segredos para conquistar qualquer mulher
Clique aqui e conheça

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook