Modificado em: 25 junho 2012

Como Fazer uma Luminária de Lava

Luminárias de Lava são incríveis, que dão uma aparência diferente ao espaço. Para isso, é necessário alguns materiais já preparados, etapas e alguns dias. No fim, o resultado fica interessante e diferente.
Você Sabia?
O criador da Lâmpada de Lava foi Edward Craven Walker, em 1963, dando-lhe o nome de Astro Light. No começo, o invento não fez tanto sucesso, até que a empresa norte-americana Lava Manufacturing Corp, em 1965, conheceu a lâmpada.
Luminaria de Lava

Como fazer Luminárias de Lava.

Objetos diferentes e criativos são ótimos, não? Eles dão uma mudada no ambiente, deixando-o mais divertido e interessante, dependendo do quão diferente, são impressionantes. As luminárias de lava, são muito bonitas e interessantes, porém, normalmente seu preço não é tão “bonito” assim. Mas o lado bom é que elas podem ser feitas em casa.

Materiais

  • Garrafa de vidro de 40 cm e forma tubular (ela deve ser resistente à temperatura);
  • Uma mola, em forma de anel que encaixe no fundo da garrafa;
  • Parafina Incolor;
  • Óleo de bebê transparente;
  • Corante à base de óleo;
  • Funil;
  • Água destilada;
  • Base: Lata de leite do mesmo tamanho da garrafa;
  • Uma lâmpada de 40 Watts;
  • Bocal;
  • Gesso.

Modo de Fazer

Primeiro faça um furo no centro da lata, onde irá encaixar o fio de extensão. Coloque o bocal e prepare o gesso que será introduzido no fundo da lata, para fixar o bocal e ajuda a dar estabilidade à lata. Deixe o gesso secar por completo e em seguida introduza a lâmpada.

A garrafa deve ser lavada devidamente, em uma panela com água quente, para que não ocorra da lava grudar nela e eliminar impurezas. A parte superior deve ser uma tampa de metal. A mola na parte inferior da garrafa serve para passar o calor, e assim derreter a parafina, formando bolhas.

A Lava

Derreta a parafina em banho maria. Enquanto a parafina estiver derretendo, introduza a mola no fundo da garrafa. Quando a parafina já estiver derretida, coloque duas colheres (sopa) de óleo de bebê e misture. Na garrafa, coloque 2 cm de óleo de bebê e agite, para que se espalhe. Coloque o corante na parafina e despeje na garrafa com a ajuda de um funil.

A parafina deve ocupar 4 ou 5 cm no fundo da garrafa. Espere alguns minutos até a parafina se solidificar. Coloque água até a metade da garrafa. Pode ser colocado também detergente, mas não muito, pois quando esquentar, pode aparecer espuma. Coloque apenas uma colher (chá). Acrescente óleo de bebê, e mais água, até chegar a 4 cm da garrafa. Tampe e espere a lava endurecer (levará 12 horas).

No dia seguinte, coloque a garrafa no freezer, por uma hora no máximo. Ela tirará as bolhas de ar, que se encontram na parafina endurecida. Esquente um pouco a garrafa em uma panela com água e em seguida, retire e seque bem. Encaixe a garrafa na base e o acabamento no topo. Acenda a lâmpada e deixe esquentar. A luminária pode começar a funcionar 2 ou 3 horas.

Nota: É importante não mover a luminária, por ser delicado. O processo da formação das bolhas podem não dar certo.

Vídeo de Luminária de Lava

Modelos de Luminárias de Lava

Luminaria de LavaLuminaria de LavaLuminaria de LavaLuminaria de LavaLuminaria de LavaLuminaria de LavaLuminaria de LavaLuminaria de LavaLuminaria de LavaLuminaria de LavaLuminaria de Lava

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook