Atualizado em: 24 março 2011

Livros de Motivação Pessoal e Profissional

Informações do porquê e de como escolher livros de motivação.

Sucesso!Consumido pelo monótono e repetitivo cotidiano, perdido na vontade e na fala, ausente de si mesmo. Ouve-se falar no novo Mal do século, nas novas tragédias, assuntos sem sentido, assuntos esquecidos. Como motivar-se? Existem diversas formas de tentar se sentir melhor, principalmente na busca por novos significados. Exemplos são: procura de um hobby, procura por um novo objetivo na vida e leituras alternativas.

Alguns autores têm procurado compartilhar experiências de maneira a facilitar o processo de motivação. Sejam frases e retóricas, sejam imagens e comédia. Até teorias de explicação sobre o como e o porquê de certas sensações são possíveis de encontrar.

publicidade:

Como Escolher

Obviamente, a escolha depende do seu problema e/ou do seu objetivo com a obtenção desta espécie de livro. Porém, é ainda mais óbvio que existem elementos universais para todos os casos – ou, ao menos, bastante parecidos.

Embora pesquisar um resumo do texto geral seja uma ótima precaução, considere estudar o título. Isso mesmo. Um título criativo implica em uma produção textual criativa, o que, por conseguinte, aumenta as chances de você ser arrebatado. Da mesma forma, repare na ilustração. Imagens sem muito nexo ou demasiadamente clichês – como alguém de braços estendidos em vitória ou algo do gênero – também indicam uma elaboração de texto clichê e descartável. Lembre-se de que é uma sugestão: a ilustração ruim pode significar nada sobre o conteúdo do livro.

BibliotecaPerca Seu Tempo [É no Lento que a Vida Acontece], de Ciro Marcondes Filho, é um bom exemplo. O livro aponta uma abordagem contrária da lógica contemporânea e promete fazer você quebrar o seu relógio. Outro grande título é As 48 Leis do Poder, de Joost Elffers & Robert Greene.

Precauções

Não se esqueça de que se o seu problema é mais grave do que uma simples leitura é capaz, não deixe de consultar um médico. Alguns sintomas podem ser emanações psicossomáticas e merecem atenção de um especialista psiquiátrico.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook