Atualizado em: 6 fevereiro 2013

História para contar para crianças

Você Sabia?
Um dos contos infantis mais conhecidos são a de Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos.
História para contar para crianças 01

Desenvolver, entreter e ensinar, as Histórias para contar para crianças ajudam no crescimento delas mesmas. (Divulgação)

Hoje em dia a vida cotidiana está sempre muito agitada, as pessoas passam a não ter muito tempo para cuidar dos seus próximos porque estão sempre com mil e uma tarefas. Mas quando um filho ou uma filha chega na casa isso muda de figura, porque as crianças realmente precisam de atenção. E quando falamos em atenção não estamos nos referindo apenas aos cuidados básicos que devemos ter com qualquer criança. Eles também precisam de atenção, carinho e ajuda no seu desenvolvimento psicológico.

Nestes instantes, a necessidade de se contar uma boa história para as crianças realmente é muito importante. E muitos especialistas afirmam que este e um momento que faz muito bem tanto para as crianças quanto para os pais ou adultos que estão doando alguns instantes para aquele gesto.

publicidade:

Auxilio no Desenvolvimento

Quando começa a se contar histórias para as crianças, diferentemente de deixar elas apenas assistindo televisão ou jogando videogame, ela passa a desenvolver mais a sua imaginação. Afinal de contas, toda aquela história que está sendo narrada começa a formar um filme na cabeça do pequeno, que precisa se esforçar para colocar as imagens e quadros em ordem. Desta forma, ele vai tomando gosto por desenvolver suas próprias narrativas, e acaba tendo mas chance de ser um apreciador da leitura quando for maior.

Interação Total!

Quando se está lendo uma história para as crianças é importante que os pais também se deixem envolver pela história, e não apenas fiquem lendo aquelas palavras escritas. Isso é muito importante porque também ajuda a ampliar a experiência que o pequeno está tendo ao ouvir uma determinada história, com ainda uma interpretação dos pais.

Que tipo de histórias?

Existem diversos livros com histórias que podem ser contadas para as crianças, sendo que estas publicações acabam sendo feitas de acordo com a idade da mesma. Geralmente quando são muito pequenos acabam tendo uma história mais lúdica, e quando são maiores passam a acompanhar histórias com mais ação. As histórias clássicas, como contos de fada e histórias de princesas e reis sempre agradam muito meninos e meninas, assim com histórias mais modernas com personagens atuais.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook