Modificado em: 15 março 2012

Hamster Chinês e Sírio - Como cuidar

Criar um hamster é uma terefa legal, porém é necessário tomar alguns cuidados, principalmente com higiene e alimentação
Você Sabia?
Pelo de os hamsters terem os dentes em constante crescimento, às vezes eles se descontrolam e saem roendo tudo desesperadamente, se deixar eles destroem tudo o que veem pela frente. Resolva esse problema comprando um mordedor de borracha.
Chinês

Hamster Chinês: Alimente seu bicho de estimação adequadamente e preserva a vida do animal (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas criam hamsters em casa, é comum vê-los por várias partes. O problema não está em criá-los, mas sim em como fazer isso. Algumas informações são de extrema importância, então nós resolvemos falar dos hamsters Chinês e Sírio, para que você entenda que ter um animal como esse no lar requer atenção e cuidados.

De modo geral os hamsters possuem dentes que crescem com muita rapidez, por isso, constantemente eles estão roendo coisas. O tempo médio de vida de um animal desses é de 2 a 3 anos, salvo exceções que vivem em torno de 4 anos.

Eles preferem o horário noturno, por esse fato dormem bastante durante o dia e permanecem acordados à noite. A visão dos bichinhos não é boa, em contrapartida o olfato e a audição são aguçadíssimos.

Por serem bichos altamente independentes são de fácil criação, mas mesmo assim aspiram cuidados com alimentação, higiene, entre outros. Uma característica bem peculiar nos hamsters é a bochecha dilatada, eles usam para carregar os alimentos ou qualquer outra coisa que desejarem.

Hamster Chinês

Comprimento:

7,5 a 9 cm.

Filhotes:

5 a 8  por semestre (na vida adulta).

Cor dos pelos:

Marrom acinzentado e uma listra preta nas costas.

Reprodução:

Podem procriar com 2 a 3 meses de vida e a gestação dura em torno de 18 a 21 dias (Animais do mesmo sexo também acasalam). Os hamsters podem ter 2 ou 3 ninhadas com 6 crias cada uma e a cada 10 minutos, aproximadamente um filhote nasce.

Hamster Sírio

Sírio

Hamster Sírio: Cuide da saúde dele, evite sujeira na gaiola (Foto: Divulgação)

Comprimento:

15 cm.

Filhotes:

4 a 10 por ninhada.

Cor dos pelos:

Podem ser  amarelo, castanho, cinzento, preto e branco malhado.

Reprodução

Podem procriar a partir dos 5 meses de idade e a gestação dura em torno de 15 dias. Normalmente quando algumfilhote nasce com defeituoso a fêmea o come, para eliminar o risco da doença nos outros.

Dicas para as duas espécies

Alimentação:

Você pode alimentar seu hamster Chinês com frutas, vegetais, legumes, ração para cachorro, gato e pássaro

Hoje em dia pelo fato de ter aumentado o números de criadores de hamsters, existem lojas que trabalham com o segmento, vendem comida própria, gaiolas, etc. Vá até uma dessas e compre uma ração especial para o seu animal de estimação. Não se esqueça da água, sempre limpa e fresca.

Higiene na gaiola:

  • O ideal é utilizar gaiolas com fundo um pouco, isso evita que as fezes do hamster saiam;
  • Tente comprar uma bastante arejada;
  • Forre com serragem;
  • Limpe a gaiola toda semana ou a cada 10 dias no máximo;

Obs.: Os hamsters não necessitam de banho, eles podem pegar um resfriado. Deixe que essa parte é por conta deles, eles lambem os pelos e dessa forma se limpam.

Deixe brinquedos dentro da gaiola, mas tome cuidado para que as peças não sejam muito pequenas, eles podem engolir. Crie ou compre nas lojas especializadas.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook