Atualizado em: 24 fevereiro 2011

Fazer uma Redação – Dicas

Uma boa redação não é determinante para conquista de trabalhos e faculdades apenas, assim como, quando bem usada, é uma ferramenta extraordinária para a auto-expressão. Dentre as três mais pedidas, ou seja, a narração, a dissertação e a carta, a dissertação é a mais importante, uma vez que visa à argumentação através da impessoalidade e da coesão, não estando, assim, suscetível a instâncias individuais ou a influências emocionais desnecessárias em assuntos predominantemente racionais.

publicidade:

A prática é uma das dicas mais óbvias, ainda que a mais importante. Não deixe de praticar a sua escrita diariamente, ampliando sua capacidade de elaboração de frases conectas e de síntese de idéias, sem pecar em qualidade argumentativa. Considere também escrever sobre temas variados, uma vez que, preso a um tema em especial, há vício temático. Lembre-se de que a diversificação é necessária à preparação da escrita.

No caso da dissertação, procure sempre ser impessoal. Não se integre na mensagem. Não se esqueça de que o argumento se fortalece com o total domínio sobre o assunto, elemento que não pode ser atingido ao permitir que tendências culturais ou religiosas interfiram no assunto. Este domínio também advém da acumulação informacional diária. Em outras palavras, acompanhe as notícias e leia sobre tudo o que puder com a leitura mais crítica possível.

Leonardo Telles Bigio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook