Atualizado em: 18 março 2011

Escovar a Língua Corretamente – Dicas

A boca possui um crucial papel a ser desempenhado para a manutenção do bom funcionamento e desenvolvimento do corpo. Além de ser responsável também pela fala, é nela que se dá a mastigação dos alimentos, iniciando o processo de digestão. Não de modo absoluto, mas a estética da boca é um elemento que conta no julgamento da saúde da boca. Um sorriso saudável e bonito e a ausência de mau hálito podem indicar bons hábitos de higiene.

publicidade:

Além da escovação dos dentes, uso do fio dental e anti-séptico bucal e visita periódica a dentistas, é necessário manter o hábito da escovação da língua. De qualquer modo, o diferencial nestas atividades não é a quantidade e, sim, a qualidade de execução. É possível manter dentes saudáveis utilizando o fio dental apenas uma vez por dia (antes de dormir, preferencialmente), desde que o uso esteja sendo feito da maneira correta.

Acompanhe agora neste artigo dicas para realizar a escovação da sua língua corretamente.

Antes de qualquer atividade, é essencial saber qual o modelo de escova correto para você. A anatomia da escova e a rigidez de suas cerdas devem respeitar o tamanho da sua boca, de sua gengiva, do uso de aparelho ortodôntico ou não e o espaçamento entre os dentes. Consulte seu dentista para que ele indique a escova ideal para sua boca.

Confira: Waterpik | Preço, Onde Comprar

Após isso, certifique-se de estar realizando a escovação dos dentes de forma certa, então inicie a escovação da língua de forma suave, para não ferir a superfície e caso a higienização dela induza ao movimento de refluxo, ou seja, cause ânsia de vômito, e completa. Toda a área superior da língua deve ser escovada e os enxágües devem ser vários para que nada reste sobre ela. Em todas as escovações isso deve ser feito para que não se acumulem bactérias danosas sobre a língua, espalhando-se para o resto da boca e do corpo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook