Atualizado em: 8 agosto 2008

Download do Football Manager 2008 – Dicas, Macetes e Códigos

Football Manager 2008 continua com a coroa do melhor jogo de gestão (administração) futebolística. O jogo apresenta algumas mudanças interessantes, a skin (tema) está mais agradável aos olhos; a dinâmica do jogo está muito mais rápida, sem aqueles intervalos enormes para calcular o resultado dos outros jogos.

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Por estas mudanças, o Football Manager 2008 dá um passo importante, ficando a frente dos outros jogos do gênero. Cansado de ver seu time envolvido em meio a escândalos e rebaixamentos? Mude já esta situação com o Football Manager 2008!

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Dicas do Football Manager

-Ao selecionar uma bandeira, sera aberta a tela da seleção principal do país;
-Quando o nome de um jogador aparecer em amarelo, quer dizer que ele está na sua lista preferencial;
-Quando o nome de um jogador aparecer em azul claro, significa que ele está naquele clube por empréstimo;
– Quando o nome de um jogador aparecer em amarelo escuro, significa que existe outro clube co-proprietário;
-Na tela de um time, os jogadores listados em azul claro estão no clube por empréstimo;
– Na tela de um time, os jogadores listados em azul escuro estão emprestados para outro clube;
-Na tela das preferências, você pode configurar o seu jogo para ser salvo automaticamente em intervalos específicos clicando na opção “Auto Save”.
-Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Wnt’ indica que um clube está interessado no jogador;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Bid’ indica que um clube fez proposta para contratar o jogador;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Trn’ indica que o jogador tem uma transferência futura acertada com outro clube;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Req’ indica que o jogador foi colocado na lista de transferências por sua própria vontade;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Unh’ indica que o jogador está infeliz;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Fut’ indica que o jogador têm dúvidas sobre seu futuro;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Ctr’ indica que o jogador está sem contrato no clube;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Ine’ indica que o jogador não poderá ser escalado para a próxima partida;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Loa’ indica que o jogador está disponível para empréstimo;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Int’ indica que o jogador está com a seleção de seu país;
-W Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Lst’ indica que o jogador foi colocado na lista de transferências pelo clube;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Lmp’ indica que o jogador está sem rítmo de jogo;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Fgn’ indica que o jogador é estrangeiro;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Inj’ indica que o jogador está machucado;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Frt’ indica que o jogador deixará o clube no final de seu contrato;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Pr’ indica que o jogador reagiu a algum comentário da mídia;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Cup’ indica que o jogador não pode participar dos jogos desta copa;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Rst’ indica que o jogador precisa de descanso;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Sus’ indica que o jogador está suspenso;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Yel’ indica que o jogador está “pendurado” (a um cartão amarelo de ser suspenso);
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Yth’ indica que o jogador tem contrato de jóvem (não-profissonal);
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Hol’ indica que o jogador está de férias;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Wdn’ indica que o jogador foi retirado da seleção pelo técnico de seu clube;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Unf’ indica que o jogador está fora de forma;
-Quando o ícone ‘Wp’ aparece ao lado do nome de um jogador, indica que ele precisa adquirir um visto de trabalho antes de poder jogar;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Slt’ indica que o jogador tem alguma pequena preocupação;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Tut’ indica que o jogador tutoriando algum jogador jovem do clube;
– Na visualizaçào de um time ou lista de jogadores, o ícone ‘Lrn’ indica que o jogador está sendo tutoriado por um jogador mais experiente do clube;

Dicas Gerais

-Ao assumir um clube, peça para o seu Assistente Técnico um relatório do time. Isso lhe ajudará a se familiarizar com o elenco e avaliar quais áreas precisam ser melhoradas;
-Ao escolher o capitão de sua equipe, o atributo mais importante é a influência;
-Um jogador com um alto atributo “Cobança de Penaltis” é normalmente uma boa escolha para ser o seu cobrador de penalidades;
-Um jogador com um alto atributo “Escanteios” é uma boa escolha para a cobrança de corners;
-Se você quer ser um perigo nas cobranças de lateral, escolha um jogador com um alto atributo “Jogadas Longas” para cobrá-los;
-Com o certo direcionamento, um jogador descrito como “Jóvem Maravilha” pode se tornar um jogador de classe mundial;
-Retirar um jogador da seleção de seu país pode afetar negativamente a sua moral, ou pior, fazer com que ele nào goste de você;
-Rejeitar uma proposta de trabalho de um outro clube aumentará sua popularidade com a direçào e com os fãs;
-Jogadores com uma alta adaptabilidade estão menos sujeitos a ficarem com saudade de casa, já que são mais capazes de se ajustar a novos países e culturas;
-Times com boas condições financeiras que sempre enchem os estádios são gandes candidatos para expandirem os mesmos;
-A direção pode decidir construir um novo estádio no caso de não ser dona do seu próprio ou se nào houver a possibilidade de expandir o atual;
-Emprestar jogadore é uma excelente forma de fazer com que eles ganhem experiência;
-Quando um jogador está voltando de contusão, é uma boa idéia mandá-lo para o time de reservas para que ganhe ritmo de jogo e aos poucos recolocá-lo como titular;
-Os atributos “reflexos”, “manipulação”, “comunicação”, “salto” e “posicionamento” são geralmente bons indicadores da qualidade de um goleiro;
-Se você estiver procurando bons alas, tenha atenção especial nos atributos “posicionamento”, “carrinhos”, “stamina”, “velocidade” e “aceleração”;
-“Posicionamento”, “carrinhos”, “velocidade” e “antecipação” são apenas alguns dos atributos importantes de um bom lateral;
-Um bom zagueiro normalmente tem altos atributos “carrinhos”, “salto”, “posicionamento”, “cabeceio”, “força”, “marcação”, “bravura” e “trabalho em equipe”;
-“Velocidade”, “drible”, “passe”, “movimentação”, “criatividade”, “stamina” e “cruzamento” são apenas algumas das características importantes de um bom ponta;
-“Toque de bola”, “movimentação”, “criatividade”, “técnica”, “drible” e “stamina” são apenas algumas das características importantes de um bom meia-atacente;
-Um bom cabeça de área normalmente tem altos atributos “carrinhos”, ”reguraidade”, “stamina” e “posicionamento”;
-“Velociade”, “aceleração”, “drible”, “técnica”, “finalização” e “movimentação” são apenas algumas das características importantes de um centroavante veloz;
-“Salto”, “cabeceio”, “força” e “movimentação” são apenas algumas das importantes características de um bom jogador alvo;
-Quanto melhor for um fisioterapeuta, melgor ele irá prever quanto tempo um jogador levará para se recuperar de uma contusão;
-Quando um jogador está ultrajado por alguma coisa, pode ser um indicativo que ele é temperamental e talvez tenha um baixo nível de profissionalismo;
-Quando um jogador está preocupado ou chateado com alguma coisa, pode ser um indicativo que ele não lhida muito bem com a pressão;
-Cuidado ao declarar interesse em um outro emprego. Seus atuais empregadores podem não ver com bons olhos o fato de você estar interessado em deixar o clube;
-Você pode aumentar sua popularidade com a diretoria ao negar especulações na mídia que liguem você a outro clube;
-Se os seu jogadores estão se lesionando muito durante os treinos, olhe mais de perto para o tipo de lesão que ocorreu e pense em reduzir a intensidade dos treinos de força e aeróbico;
-Você pode melhorar a moral de seus jogadores ganhando jogos ou lhes recompensando com novos contratos;
-Você pode diminuir a moral de um de seus jogadoroes se você fizer contínuas propostas por jogadores de outros clubes que joguem na mesma posição;
-Cuidado ao pedir que um jogador seu machucado tome injeções e jogue no sacrifício. Existe o risco que você o aborreça. Então, guarde essa possibilidade para jogos realmente importantes;
-Pense cuidadosamente antes de dar um ultimato à direção, pois existe uma grande chance de você ser demitido no caso dos diretores acharem que você não está sendo razoável;
-Uma Das melhores maneiras de garantir um balanço financeiro positivo é tomar conta do orçamento para os salários. A diretoriaprefere que você se mantenha dentro dos limites estabelecidos;
-Ao dirigir clubes de baixa reputação, marcar jogos amistosos na pré-temporada contra times de grande reputaçaão é uma boa maneira de melhorar as finanças com uma maior venda de ingressos;
-Disciplinar jogadores sem justificativa provavelmente aborrecerá vários jogadores do time;
-Notas podem ser usadas para recordar informações úteis sobre jogadores, como por exemplo se ele reaje melhor à criticas ou elogios;
-Ter jogadores no clube que fazem parte da lista de pessoas preferidas uns dos outros geralmente tem um efeito positivo no elenco;
-Ao negociar os termos do contrato de um jogador, você deve levar em conta o impacto dos bônus nas finanças do clube;
-Ao assumir um novo clube, a comissão técnica que já fazia parte do time antes de você assumir sempre irá aceitar a rescisão mútua de seu contrato;
-Alterações freqüntes no status de um jogador pode torná-lo inquieto e infeliz;
-Grandes melhoras de atributos a partir de treinos ou progressão natural são mais improváveis em jogadore com 24 anos de idade ou mais;
-Goleiros geralmente estão no auge da carreira e em sua melhor forma entre 31 e 35 anos;
-Zagueiros geralmente estão no auge da carreira e em sua melhor forma entre 27 e 32 anos;
-Meio-campistas geralmente estão no auge da carreira e em sua melhor forma entre 27 e 32 anos;
-Centroavantes geralmente estão no auge da carreira e em sua melhor forma entre 26 e 31 anos;
-Os jogadores irão desenvolver naturalmente seue atributos mentais conforme vão envelhecendo e ganhando experiência;
-Os atributos físicos irão diminuir naturalmente e, às vezes, drasticamente conforme o jogador se aproxima do fim da carreira;
-Jogadores que estão na lista de transferências geralmente estão disponíveis a um preço muito baixo e são mais fáceis de serem contratados;

Dicas de Transferências

-Ao contratar jogadores com menos de 24 anos ao final de seu contrato com o clube atual, você terá de pagar um compensação ao clube do jogador;
-Contratar jogadores de altíssima reputação pode acarretar em em um grande aumento na venda de camisas do seu time;
-Um jogador pode estar mais interessado em uma transferência se o clube comprador for um de seus favoritos;
-Se você oferecer um jogador lesionado para outros clubes, é improvável que eles demonstrem interesse antes que ele se recupereI;
-Um time pode ter mais sorte na contratação de um jogador se for um de seus clubes favoritos;
-Elogiar outros técnicos na mídia e fazer amizades com eles pode aumentar suas chances de ter uma porposta por um jogador aceita por esses treinadores;
-Ser inimigo de outros técnicos os criticando abertamente na mídia pode diminuir suas chances de ter uma porposta por um jogador aceita por esses treinadores;
-Ao ver o perfil de um jogador de outro clue, você pode declarar interesse por ele selecionando interação com o jogador” nomenu de ações;
-Caso você queira contratar um jogador que tem interesse em se transferir para o seu clube, você pode torná-lo inquieto no seu clube atual ao “declarar interesse”, o que pode tornar a transferência mais fácil a longo prazo;
-Cuidado ao declarar interesse em outros jogadores, pois você pode aborrecer os seus jogadores que atuam na mesma posição;
-Ao emprestar um jogador que tenha a cláusula “pode ser reconvocado” ativa, você pode reconvocá-lo com um aviso prévio de 24h;
-Ao emprestar jogadores por um preço, você não poderá reconvocá-lo;
-Ao emprestar jogadores, você pode prevenir que eles sejam impedidos de disputar copas ativando a cláusula “pode jogar copas”;
-Clubes podem contratar jogadores que não tenham time em qualque momento da temporada;
-Ao tentar contratar jogadores que tenham um contrato muito longo com seus atuais clubes, você deve estar preparado para ter que pagar um preço mais alto do que o valor estimado do jogador;
-Para evitar perder seus jogadores de graça, você deve tentar renovar com os jogadores que estejam no último ano de contrato;
-Você pode oferecer contratos para jogadores ‘cinzas’ do seu time. Isto é particularmente útil se você estiver num clube de baixa reputação e precisando de jogadores;
-Para aumentar suas chances de vender jogadores, vá em seu perfil e selecione “oferecer para outros clubes” no menu de ações;
-Se você oferecer várioa jogadores a outros clubes num curto espaço de tempo, você pode prejudicar a moral do elenco, pois os outros jogadores poderão pensar que serão os próximos;
-Definir o status de um jogador como “não necessário ao clube” aumentará as chances deste jogador aceitar propostas de outros times;
-O relógio do jogo será interrompido em intervalos mais regulares no último dia da janela de transferências para dar aos clubes a chance de fazer contratações de última hora;
-Jogadores em período de exeriência não podem atuar em jogos oficiais. Podem apenas jogar amistosos ou partidas pelo time de reservas;

Dicas do Assistente Técnico

-Na tela do seu time, você pode pedir um relatório de seu time feito pelo assistente técnico selecionando “pedir relatório do time” no menu de ações;
-Você pode pedir que o assistente técnico marque os amistosos da pré-temporada slecionando ‘Técnico’ -> ‘Opções’ na barra de menu e selecionando ‘Responsável por marcar amistosos';
-Você pode pedir que seu assistente técnico renove os contratos de seus jogadores selecionando’Técnico’ -> ‘Opções’ na barra de menu e selecionando ‘Renovações de contrato administratad pelo assistente técnico / treinador’;
-Na tela do seu time, você pode pedir que seu assistente técnico escale o seu time para um jogo selecionando “pedir para escalar” no menu de ações;

Dicas de Treinamento

-Jogadores muito versáteis são aprendem a jogar em novas posições com mais facilidade;
-Jogadores muito versáteis dificilmente desaprendem a jogar em posições que aprenderam com treinamentos, mesmo que não estejam jogando ou re-treinando nessa posição;
-Ao dirigir um time semi-profissional, é uma boa idéia tentar renovar os contratos dos jogadores chaves para período integral, para maximizar o tempo de treinamento;
-Membros da comissão técnica com contratos parciais têm menos tempo do que os de período integral para treinar seus jogadores;
-Treinamento físico intensivo é mais útil durante a pré-temporada;
-Treinamento físico muito intenso durante a temporada leva os jogadores à exaustão e aumenta o risco de lesões;
-Os atributos dos jogadores diminuem naturalmente no final da temporada, quando os jogadores estão de férias ou treinando muito pouco;
-O treinamento de força cobre os atributos de forma natural, stamina, força e regularidade;
-O treinamento aeróbico cobre os atributos de aceleraçào, agilidade, equilíbrio, salto, velocidade e reflexos;
-O treinamento de goleiros cobre os atributos de abilidade aérea, manupulação, chute, lancemento com as mãos e 1×1;
-O treinamento tático cobre os atributos de antecipação, decisão, posicionamento, movimentação, trabalho em equipe e comando de área;
-O treinamento de defesa cobre os atributos de carrinhos, marcação e concentração;
-O treinamento de ataque cobre os atributos de passe e criatividade;
-O treinamento de chutes cobre os atributos de finalização, chutes de longa distância e compostura;
-O treinamento de bolas paradas cobre os atributos de cruzamentos, escanteios, faltas, cobrança de penaltis e laterais longos;
-Ao selecionar treinadores para determinado treinamento, tome cudado para não sobrecarregá-los. Mesmo os melhores treinadores não conseguem se dedicar ao máximo e prestar atenção em detalhes quando tem trabalho demais para fazer;
-Lembre-se que jogadores jóvens ainda estão em desenvolvimento e irào se cansar mais rapidamente. Leve isso em consideração eo preparer o treinamento para os jóvens;
-Treinadores de jóvens treinarão apenas os jogadores do elenco de jóvens;
-Treinadores de goleiros treinarão os goleiros tanto do time de jóvens quanto os do time profissional;
-Preparadores físicos treinarão tanto jóvens quanto profissionais, porém apenas trabalharão os aspectos físicos do treinamento;
-Treinadores profissionais trabalharão apenas com os jogadores profissionais do elenco;
-Treinadores gerais trabalharão tanto com jóvens como com profissionais;
-Fazer com que um jogador treine em uma nova posição pode ter uma relação custo-benefício melhor do que contratar um jogador específico para a posição;

Dicas de Olheiros

-Na tela do seu time, você pode descobrir o nível de conhecimento dos seus olheiros selecionando “conhecimento” no menu lateral de “olheiros”;
-O nível de conhecimento dos olheiros de seu clube pode ser melhorado pela contratação de novos olheiros, aquisição de clubes satélite ou mandando seus olheiros atuais para investigar novos territórios;
-mandar olheiros analisarem seu próximo adversário lhe dará detalhes sobre sua tática e jogadores chave, lhe ajudando a armar a melhor estratégia para o jogo;
-Clubes-pai automaticamente expandirão seu conhecimento através do conhecimento dos olheiros do clube satélite;
-Ao contratar olheiros de países estrangeiros, seu time se beneficiará do conhecimento dele sobre jogadores de seu país de origem;
-Mandar olheiros analisarem joadores mais de uma vez aumentará a probabilidade do olheiro descobrir mais sobre suas qualidades e fraquesas;
-Quanto mais conhecimento de olheiros um clube tem, mais jogadores aparecerão na tela de busca por jogadores;
-Mandar um olheiro analisar o próximo oponente e ao mesmo tempo um outro país / regiào vai fazer com que ele gaste mais tempo viajando do que trabalhando;

Dicas de Jogo

-Quando um ícone com uma cruz verde aparecer ao lado de um jogador, é um indicativo que o jogador está com uma leve lesão;
-Utilizar carrinhos leves ou normais reduzirá o risco do seu time levar cartões amarelos ou vermelhos, particularmente se o jogo estiver sendo apitado por um árbitro rígido;
-Esteja siente de como o as condições climáticas podem afetar a performance do seu time. Condições ruins penalizam mais times que têm um estilo de passes curtos. Tente adotar um estilo mais direto nestas condições;
-Jogadores com stamina baixa podem se cansar mais facilmente e terem dificuldades para renderem o seu melhor, particularmente em más condições climáticas ou em jogos muito corridos;
-Ao assistir a um jogo, você pode saber a formação e as alterações feitas pelos time ao selecionar “formação” no menu lateral;
-Ao utilizar a tática “utilizar armador de jogadas”, seus jogadores vão tentar passar a bola para o armador selecionado com mais freqüência;
-O armador é alguém que busca o jogo para armar as jogadas;
-o homem-alvo é alguém que que faz com que os outros jogadores participem das jogadas através de inversões ou prende a bola até que os outro se aproximem;
-Mudar constantemente sua tática e fazer alterações drásticas no estilo de jogo não contribui para a adaptação dos jogadores e pode ter um efeito negativo na performance do time;
-Permitir que vários jogadores tenham muita liberdade criativa provavelmente acarretará no seu time não cumprir suas instruções táticas. Utilize a liberdade criativa criteriozamente, para obter um melhor resultado;
-Estilo de passe e rítmo são lincados. Um jogo de passes curtos funciona melhor com um rítmo mais lento, enquanto que um estilo de contra-ataque mais direto precisa ser mais veloz;
-Se você gosta de valorizar a posse de bola e ditar o rítmo de jogo, instruir seu goleiro para distribuir a bola por perto pode ajudá-lo a ter sucesso;
-Gastar tempo pode ser útil no final dos jogos, porém seja preciso. Gastar tempo muito cedo pode ser um tiro pela culatra e lhe custar o jogo;
-Reservar um tempo para escolher seus batedores de bolas paradas pode ser muito recompensante. Tirar proveito dessas situações costuma ser a diferença entre um empate e uma vitória;
-Permitir que seus jogadores precionem a saída de bola do adversário com muita freqüência vai naturalmente colocar pressão no adversário, mas saiba que bons jogadores irão encontrar espaços para fugir da pressão e pegar sua defesa exposta;
-Jogadores que levam pancadas mas não tem indicadores de lesão podem ser capazes de se recuperar e voltar a jogar normalmente com o passar do tempo de jogo;
-Se você acha que sua defesa está ficando muito aberta, tente alterar a mentalidade de seus zagueiros para “ultra defensivo” ou utilizar uma linha de defesa mais recuada;
-Ao jogar contra um time forte, você pode ter sucesso jogando no contra-ataque. Isto pode ser particularmente útil quando jogando for a de casa;
-Ao tentar segurar um resultado, uma boa forma de fazer o tempo passar é utilizar a tática “gastar tempo” no final do jogo;
-Defensores com baixa concentração são mais suscetíveis a cometerem erros graves na defesa;
-Centroavantes com baixa compostura são mais suscetíveis a errarem quando estão sobre pressão ou em situações que ficam cara-a-cara com o goleiro adversário;
-Jogadores recém contratados precisam de tempo para se adaptarem e se entrosarem com os novos companheiros de time;
-Contratar vários jogadores num curto espaço de tempo pode prejudicar o equilíbrio e o rítmo do seu time;
-Jogadores estrangeiros com uma cultura futebolística diferente podem precisar de mais tempo para se adaptarem ao seu diferente estilo de jogo;

Dicas de Palestras

-Faça com que seus jogadores não fiquem complacentes quando tiverem uma boa vantagem no intervalo. Garanta que eles façam o serviço completo;
-Uma injeção de confiança no intervalo muitas vezes é o que os joadores precisam para virarem o jogo no segundo tempo;
-Dizer aos jogadores exatamente o que você está pensando pode confundir os jogadores. Seja ríspido quando você achar que é necessário, mas saiba que alguns jogadores podem não gostar e reclamar na mídia;
-Lembre-se de como seus jogadores reagem a certas instruções em determinadas situações. Os atributos mentais de cada jogador irão determiner o quanto efetivo serão suas instruções;
-Ignorar seus jogadores no intervalo é geralmente uma má idéia, porém em ocasiões raras, é melhor deixá-los pensando sozinhos sobre seu rendimento para obter um melhor resultado no segundo tempo;
-mantenha seus jogadores felizes. Elogiá-los nas vitórias mantém a moral em alta e os encoraja a manter a boa forma ao longo dos jogos;
-Se a moral está baixa, palestras ríspidas dificilmente melhorarão as coisas. Tente encorajar seus jogadores e levantar a moral;
-Espectativas pré-jogo influenciam no rendimento. Dizer aos jogadores que você espera uma vitória em um jogo que você não é franco favorito os coloca sob pressão desnecessária;
-Dizer aos jogadores que você espera uma derrota pode baixar a moral, porém pode ser benéfico no caso de você perder o jogo, pois os jogadorem não ficarão muito decepcionados;
-Seja mais generoso com os seus elogias para bons jogos fora de casa;
-Não seja muito duro nas suas críticas para maus jogos fora de casa;
-Demande mais dos seus jogadores quando jogando em sua casa, onde os fãs esperam que você cobre bons resultados dos jogadores;
-Palestras podem ser muito úteis para a moral, mas não use sempre a mesma estratégia. Dizer sempre a mesma coisa para os jogadores pode diminuir o efeito da palestra a longo prazo;
-Pense com cuidado antes de elogiar ou criticar um jogador específico. Apenas o faça quando for de direito, ou você poderá causar atritos entre os jogadores no caso do jgador ou seu compenheiros de time acharem que você está sendo injusto;

Dicas de Interação com os Jogadores

-Uma boa forma de evitar aborrecer um jogador preterido é avisá-lo antecipadamente que você pretende lhe dar um descanso. O jogador dificilmente ficará aborrecido se for avisado antecipadamente;
-Um jogador concorda mais facilmente em ficar de fora e descansar se ele estiver começando a se sentir desmotivado, especialmente após um prolongado período de jogos;
-Ao deixar um jogador de fora para descansar, escolha com cuidado a duração do descando, pois muitos jogadores não gostam de ficar de fora por muito tempo;
-Uma vez que o final da carreira de um jogador se aproxima, ele comaçará a lhe dizer quais são seus planos de longo prazo. Isso lhe dará uma idéia do que ele pretende fazer depois da aposentadoria;
-Uma boa forma de fortalecer sua relação com um jogador é contratar alguém que ele recomendou;
-Você pode fortalecer seu relacionamento com um jogador se você contratar algum membro de comissão técnica que ele recomendou;

Dicas Não Categorizadas

-Clubes-pai estão mais abertos a aceitarem propostas de empréstimo de seus clubes satélite do que de outros clubes;
-Jogadores do clube-pai estão mais abertos a aceitarem transferências por empréstimo de clubes satélite se existir algum acordo de empréstimos entre os times;
-Durante um processo de mudança de diretoria, haverá um embargo econômico que previnirá que que o clube contrate jogadores até que a nova diretoria assuma;
-Você pode oferecer contratos integrais futuros que entrarão em vigor automaticamente quando os jogadores esiverem disponíveis para os mesmos;
-Criticar os árbitros freqüêntemente pode provocar sua suspensão, o forçando a deixar o próximo jogo nas mão do assistente técnico.

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