Atualizado em: 28 março 2011


Idéias de Dinamicas para Idosos

A importância da realização de dinâmicas para idosos na prevenção e no tratamento de doenças.

O tempo vai passando e com ele tudo vai se modificando e vamos ficando mais velhos, adquirindo mais experiência e sabedoria. Conforme o tempo vai passando é preciso ter cuidados em relação a vários aspectos, principalmente com relação à saúde. É preciso redobrar a atenção e cuidar muito mais da saúde, pois acabamos nos tornando mais frágeis e suscetíveis a ter algum tipo de doença.

Prevenção

É importante que haja estímulo cerebral para prevenir o indivíduo de certas doenças como o Mal de Alzeheimer por exemplo. O mal de Alzeheimer é uma doença que atinge o Sistema Nervoso Central, responsável por causar falha na memória. Outra doença bastante comum na terceira idade é o Mal de Parkinson, que também afeta o Sistema Nervoso Central e é responsável por causar falha de coordenação motora na realização de alguns movimentos. É caracterizado por tremores mesmo ao repouso.

A Dinâmica

Uma maneira de prevenir tais doenças que afetam o Sistema Nervoso Central é realizando Dinâmica para idosos, para estimular a mente, aonde os idosos participam de diversas brincadeiras e interagem entre si, fazendo novas amizades. Como existem dinâmicas para emprego, para jovens evangélicos, também existe para os idosos. Essas dinâmicas são realizadas na maioria das vezes por pessoas que realizam um trabalho social muito importante, visando ajudar e reintegrar essas pessoas na sociedade. Além disso, os movimentos que são pedidos nas dinâmicas e nas brincadeiras, acabam estimulando a motricidade voluntária dos idosos, ajudando na coordenação e no equilíbrio.

Conheça algumas brincadeiras que podem ser feitas por idosos:

“Para quem você tira o chapéu”

Objetivo: Estimular a autoestima
Materiais: um chapéu e um espelho
O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante.

“Caixinha de Surpresas”

Objetivo: Dinâmica do autoconhecimento
Materiais: caixinha com tampa, e espelho
Procedimento: Em uma caixinha com tampa deve ser fixado um espelho na tampa pelo lado de dentro. As pessoas do grupo devem se sentar em círculo. O animador deve explicar que dentro da caixa tem a foto de uma pessoa muito importante (enfatizar), depois deve passar para uma pessoa e pedir que fale sobre a pessoa da foto, e não devem deixar claro que a pessoa importante é ela própria. Ao final, o animador deve provocar para que as pessoas digam como se sentiram falando da pessoa importante que estava na foto.

Fonte: http://www.cdof.com.br/recrea18.html

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook