Atualizado em: 21 janeiro 2011

Dicas para tornar o Windows 7 rápido

Ulta-Fast-Windows-7-Boot_1

O Windows 7 é um sistema operacional estável e confiável, uma tremenda evolução em relação ao Windows XP. Pode-se dizer que ele é confiável como o XP e bonito como o Vista, porém sem os problemas deste último.

publicidade:

Como qualquer sistema operacional, o Windows Seven também pode ser otimizado, simplesmente ajustando algumas das suas configurações.

Para otimizar seu Windows 7, siga os passos:

Desative a desfragmentação de disco automático

O recurso de desfragmentação automática do disco no Windows é projetado para manter a saúde do sistema operacional. No entanto, também torna o Windows um pouco mais lento. Você ter um pouco mais desempenho, desativando o recurso e executando manualmente quando precisar.. Para fazer isso, clique em “Iniciar” e selecione “Computador”. Em seguida, clique com o botão direito do mouse em seu disco rígido e selecione “Propriedades”. Finalmente, selecione o menu “Ferramentas”, clique em “Desfragmentar agora”. Agora clique em  “Configurar agendamento” e desmarque a opção “Executar seguindo um agendamento”.

Utilize ReadyBoost

O ReadyBoost é um recurso do Windows 7 que permite a utilização de uma unidade flash USB (pendrive) para melhorar o desempenho do sistema. Como é isto possível? O drive funciona como memória .

A fim de fazer uso desse recurso, você precisará de um drive USB com pelo menos 2 GB de espaço. A partir daí, basta conectar o drive ao seu computador, clique em “Iniciar” e selecione “Computador”. Em seguida, clique com o botão direito na unidade USB e selecione “Propriedades”, depois clique na aba “ReadyBoost.” Por último, selecione “Usar este dispositivo” e escolha a capacidade do mesmo.

Nem todo pendrive ou drive USB é rápido, logo, se você conectar um dispositivo lento para usar o ReadyBoost, o Windows informará que não pode usar o dispositivo. O recurso exige uma porta USB 2.0 ou superior.

Desativar a Transparência do Windows

A transparência das janelas é um bonito efeito, mas exige poder de processamento e memória, coisa que micros mais antigos não tem para esbanjar. A transparência pode ser desativada com facilidade. Basta clicar com o botão direito em seu desktop, selecione “Personalizar”, escolha o tema ativo e, em seguida, navegue até “Cores do Windows”. Finalmente, desmarque a opção “Habilitar Transparência”.

Serviços iniciados com o Windows

Serviços que se iniciam juntamente com o sistema operacional são notórios redutores de desempenho no XP e Vista. O mesmo vale para o Windows 7. Você pode desativar alguns serviços não desejados clicando em “Iniciar”, digite “msconfig” na barra de pesquisa e clique em “Enter”. Clique no aba “Serviços” e desmarque os serviços que você não quer executar automaticamente na inicialização. Isso depende da sua preferência, porém os serviços que mais impactam o desempenho são “Arquivos Offline”, “Serviço de Entrada de Tablet PC” Terminal Services, “Fax” e “Windows Search”.

Atualize os Drivers do Windows 7

Por último, assegure-se de ter os drivers mais recentes, feitos especificamente para o Windows 7. O seu PC pode ter centenas de drivers instalados, e em determinado momento, essa tarefa pode ser entediante. Felizmente, existem utilitários como DriverFinder, que podem acelerar bastante o processo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook