Atualizado em: 28 outubro 2013

Dicas de Como dançar Gafieira

Saiba aqui que um dos principais aspectos observados no estilo samba de gafieira é a atitude do dançarino frente a sua companheira.
Você Sabia?
Que a Gafieira é o local onde, por volta do fim do século XIX e início do século XX em diante, tradicionalmente as classes mais humildes podiam freqüentar.
gafieira 1

A casa de Gafieira mais famosa do rio de Janeiro é a Estudantina

O mais importante na dança de gafieira é a atitude do homem frente a sua parceira, pois dele espera-se o domínio da malandragem, proteção, exposição a situações surpresa, elegância e ritmo, além da condução da relação que se estabelece durante a dança, onde o homem deve conduzir a sua dama, sendo que a dama não deve jamais tomar a iniciativa de conduzir o par.

Sendo que na dança de gafieira o homem tenta seduzir sua parceira e esta por sua vez, usa da própria sedução para provocá-lo.

publicidade:

Passo Básico da Dança de Gafieira:

1 – O homem deve ficar na posição, com a  mão direita na cintura da mulher e a mão esquerda segurando a mão direita da dama.

2 – A mulher deve ficar na posição, com a mão esquerda no ombro do homem e a mão direita segurando a mão esquerda do cavalheiro.

3 – Os parceiros devem estar frente a frente, mantendo a postura ereta e o contato visual.

4 – O homem deve dar um passo à frente com o pé esquerdo, levando o pé direito junto a este pé e dando um passo para trás com o pé esquerdo. Repetir a mesma sequência para trás com o pé direito.

5- Para acompanhar o homem, a mulher dá um passo atrás com o pé direito, levando o pé esquerdo junto a este pé e dando um passo à frente com o pé direito. Repetir a mesma sequência para a frente com o pé esquerdo.

6- Este é o passo “básico” do samba de gafieira.

Na dança de gafieira o ideal é que o homem dite o ritmo da dança, sendo que para isso o homem deve treinar bastante esse passo básico com seu par. Assim quando o casal estiver mais à vontade, podem começar a fazer improvisações mais elaboradas. Não esquecendo que a marcação dos passos é sempre em três tempos.

Vídeos de Como Dançar Gafieira:

 Nível Iniciante Volume 01

  Nível Iniciante Volume 02

   Nível Intermediário

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook