Como saber onde vou fazer minha prova do ENEM – Consulta ao local da prova

O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.

O modelo de avaliação adotado pelo Enem foi desenvolvido com ênfase na aferição das estruturas mentais com as quais construímos continuamente o conhecimento e não apenas na memória, que, mesmo tendo importância fundamental, não pode ser o único elemento de compreensão do mundo.

Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los.

O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.

O Enem será aplicado em mais de 1.400 municípios no dia 31 de agosto, às 13 horas (horário de Brasília). A avaliação é um dos critérios para seleção no programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas parciais e integrais em instituições particulares.

Se você já fez sua inscrição para o ENEM 2008, e ainda não sabe o local da prova, poderá acompanhar acessando o site da INEP.

Boa prova ;)