Atualizado em: 23 abril 2013

Como pintar peças de alumínio

O alumínio é um ótimo material para se fazer peças. Dentre as várias vantagens estão a leveza, maleabilidade, durabilidade, beleza
Você Sabia?
Que ele surgiu quando a Alcoa nasceu, em 1886, com o primeiro processo de transformação do alumínio em quantidade. Há mais de 7 mil anos, os ceramistas da Pérsia faziam seus vasos de um tipo de barro contendo óxido de alumínio
Fotos-de--Anodizacao-e-pintura-eletrostatica-em-ALUMiNIO-da-mais-alta-qualidade

Pintura em peças de alumínio é feita da mesma maneira que em peças de aço

Pintar peças de alumínio parece ser fácil, mas não é. Este é um ótimo material para fazer peças, entre tantas vantagens, estão à leveza, a maleabilidade, durabilidade, beleza e facilidade em limpar. Mesmo que o alumínio esteja na sua cor clássica, às vezes é necessário dar uma vida em sua pintura. Uma janela, por exemplo, fica bem mais bonita se ir além do clássico brilho metálico do alumínio, apresentando assim uma cor muito mais vibrante combinando com o geral da casa.

As Mesas, peças e artefatos que são para decoração, da mesma maneira. Agora vamos dar as dicas necessárias para transformar muito facilmente suas peças em artigos novos e bonitos, com uma simples e rápida pintura, confira as instruções.

publicidade:

Instruções

1- Caso seja uma peça de mobília, ou qualquer outra já manufaturada, remova todas as peças e acessórios de plástico ou madeira, antes de qualquer coisa.

2- Leve a peça para ser pintada em um local mais seguro e arejado, onde os respingos de tinta não serão um problema. Mas se isso não for possível, cubra o local onde a peça de alumínio vai ser colocada com um jornal ou um até mesmo um plástico. Coloque a peça sobre esta cobertura. Use roupas usadas e não se esqueça da máscara contra os odores fortes, se for preciso, use luvas também.

3- Lave com cuidado o alumínio, usando palha de aço e detergente neutro. Isso remove detritos e qualquer outra sujeira que possa entrar impregnada na superfície e, tornar a mesma mais lisa e suave o suficiente para aceitar a tinta sem formar bolhas ou relevos.

4- Remova qualquer tipo de ferrugem que possa ter sido decorrente de algum parafuso ou de qualquer outra peça que tenha soltado, com uma escova ou um removedor especifico para ferrugens. Você precisa repetir o processo, se a área que está limpando da ferrugem for profunda e grande.

5- Você deve lavar de novo com detergente neutro e água, para retirar todo o excesso do ferrugem e o que tiver na casta da tinta antiga, caso você esteja pintando uma peça usada. Espere secar bem as partes lisas e aquelas que têm ranhuras, para que a tinta tenha eficácia.

6- Para a pintura, você pode usar um compressor de ar, um pincel ou até mesmo uma lata de tinta spray. Para peças que precisam ser mais detalhadas ou menores, o certo é a tinta spray, por ter uma maior abrangência nestas áreas que não são alcançáveis por pincel, e, sem formar bolhas. Áreas maiores, entre mesas e cadeiras, podem ser pintadas com pincel e tintas à prova de ferrugem.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook