Atualizado em: 4 julho 2013

Como instalar câmeras em Carros

O DETRAN de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro decidiu gravar através de uma câmera a prova de quem vai fazer exame para a carteira de motorista, para evitar fraudes.
Você Sabia?
Que as câmeras fotográficas, podemos dizer que tais dispositivos surgiram no final do século XIX,
Cãmera em carro

câmera fotográfica é um dispositivo usado para capturar imagens

Instalar uma câmera IP em um carro pode ser mais simples do que se imagina, pois as câmeras trazem manuais de instrução que auxiliam na instalação, bastando o usuário ler o manual e seguir as instruções.

Primeiro o usuário deve ter uma internet 3G no carro,  podendo ser de um dispositivo móvel (celular, smartphone, tablet) compartilhando internet e sua câmera IP conectada à essa rede ou um roteador 3G ligado ao isqueiro do carro por meio de USB, como por exemplo o do modem Huawei E585.

publicidade:

O próximo detalhe fica por conta  da escolha do local mais adequado para a fixação da câmera.

Como Instalar uma Câmera no Carro

Passo 1
Conecte uma das extremidades do cabo de rede ao mesmo roteador de internet no qual o seu computador está conectado. Logo após, plugue a outra extremidade do cabo à porta ethernet da câmera. Pois mesmo que ela vá ser utilizada em uma rede sem fio, na hora de fazer as configurações, a câmera deve ser instalada com o cabo.

Passo 2
Para ligar a câmera à uma fonte de energia, a câmera IP deva ser alimentada diretamente da bateria do carro.. Um led azul acenderá, indicando que o aparelho está ligado.

Passo 3
Feito isso, com ajuda de outro software que acompanha boa parte das câmeras (no caso da Linksys, o Setup SoloLink DDNS Service ), se cria um endereço IP para o dispositivo.

Passo 4
Com a informação do endereço IP da câmera, configure-a  em sua rede. Para facilitar esse processo, todas as câmeras vêm com um programa assistente de instalação.

Passo 5
Para poder ver o que já está sendo captado pela câmera, abra o ícone que agora aparece em seu Desktop. Em posse de dados como endereço IP, nome da câmera, SSID, canal e as demais informações reproduzidas na tela de configuração do equipamento, já se pode adicionar a câmera à lista de dispositivos .

Passo 6
Agora configure  os períodos de tempo nos quais deseja que imagens sejam gravadas. Sendo que também é possível determinar que a câmera guarde imagens em momentos que o sensor de movimentos detectar alguma movimentação no ambiente filmado.

Passo 7
Pode-se  acessar as imagens da câmera ao vivo ou checar os filmes já gravados conforme períodos e diretrizes estabelecidos, bastando  acessar, a partir de qualquer computador ligado à internet, o endereço IP da câmera. Por exemplo, http://192.198.X.XXX. Mas não se esqueça de que para visualizar os vídeos é preciso ter instalado no computador o recurso ActiveX

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook