Atualizado em: 24 setembro 2010

Como Hipnotizar uma pessoa


Um dos maiores hipnólogos do Brasil, Fábio Puentes, comumente aparece em programas de televisão fazendo com que pessoas, de forma inconsciente, realizem diversas ações – todas de forma “programada” por ele, Puentes.

A hipnose, prática que tanto desperta interesses de quem quer ver um show, pode ser utilizada para finalidades diversas: tanto de forma mais lúdica, visando à apresentação da prática aos leigos, como de maneiras mais sérias, servindo de ferramenta terapêutica na odontologia.

A hipnose nada mais é que um estado mental ou um tipo de comportamento usualmente induzidos por um procedimento conhecido como indução hipnótica, o qual é geralmente composto de uma série de instruções preliminares e sugestões. Após realizada a indução, alguém comanda, no caso o hipnólogo, e outra pessoa, o hipnotizado, obedece geralmente de modo extremo ou pouco comum.

Onde Surgiu

A prática é bem antiga. Em 1836, J. V. Oudet fez a primeira extração dentária sob hipnose sem anestesia química. Desta época aos dias atuais foi grande o avanço em técnicas e possibilidades do uso da hipnose na Odontologia.

A grande ajuda que a hipnose traz para esse ramo da ciência é servir de alternativa à anestesia, pois, em alguns casos, há pacientes que desenvolvem reações adversas quando da aplicação.

O tema hipnose desperta imensa curiosidade das pessoas. Uma prova disso é o número de páginas oferecidas no buscador Google a partir da digitação da palavra “hipnose”: são mais de 350 mil opções de informação sobre o tema, o que mostra a força e a relevância dessa prática que, apesar de usada por dentistas, ainda não foi alçada à condição de ciência.

Como Hipnotizar

Fixe então no teto e espere alguns instantes até sentir seus pés pesados. Depois faça com este peso suba pelo corpo: barriga da perna, joelhos, coxas, costas, nuca. Logo suas pálpebras se fecham naturalmente, por si mesmas, enquanto você se liga no sentimento de peso nas canelas, joelhos, e por todo o corpo.

Assim que perceber os olhos fechados, diga suavemente vai entrar depressa em relaxamento. Isso é para que o relaxamento profundo chegue mais rápido. E a respiração deve ser bem suave, bem lenta….a mais harmônica possível.

Seguindo estes passos em questão de minutos estará em transe e num momento mais que hipnótico de relaxamento.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook