Atualizado em: 5 agosto 2008


Como formatar o Windows Vista – Tutorial

Parece ser fácil, mas não é. Windows Vista é bem diferente do Windows XP, portanto a formatação também é diferente.

O tutorial abaixo sanará as dúvidas das pessoas que pretendem formatar o Windows Vista.

Antes de começarmos a instalação do Windows Vista, deveremos verificar se temos à mão todos os dados necessários (chave de produto e etc), um papel e uma caneta, se quisermos anotar os nomes de utilizadores e respectivas palavras-chave e/ou outros dados que achemos importantes.

Vamos então proceder à instalação do sistema operativo.
NOTA: FORMATAR IMPLICA PERDER TODOS OS DADOS! SE ESTIVER A INSTALAR O WINDOWS VISTA NUM DISCO QUE TENHA UM SISTEMA OPERATIVO ANTERIORMENTE INSTALADO IRÁ PERDER TODA A INFORMAÇÃO QUE CONTENHA NESSE SISTEMA OPERATIVO! PORTANTO SE FOR INSTALAR O WINDOWS VISTA FAÇA UM BACKUP DA INFORMAÇÃO!!

Arrow 1) Ligamos o nosso computador e vamos à BIOS e, dependendo do fabricante, terá de premir um tecla para acedê-la . As teclas mais comuns são o F1, F2 ou F10, mas se não souber qual a tecla consulte o manual da placa-mãe para obter essa informação.

Arrow 2) Já dentro do BIOS teremos de ir ao separador “Boot” para definir-mos a drive de DVDs como a primeira drive a ser “chamada”.

Arrow 3) Dentro do separador “Boot” devemos alterar a prioridade das drives. Utilizando as teclas + (mais) ou – (menos) ou a tecla Enter devemos pôr a drive de DVDs em primeiro lugar (mais uma vez é importante referir que consoante os fabricantes das placas-mãe podem apresentar pequenas diferenças de BIOS para BIOS).

Arrow 4) Depois de a drive estar definida para iniciar em primeiro lugar guardamos as alterações efectuadas no BIOS e inserimos o DVD do Windows Vista na drive de DVDs.

Arrow 5) Quando o computador reiniciar e surgir no ecrã uma frase que diz “Prima qualquer tecla para arrancar a partir do CD” carregue no Enter ou numa tecla qualquer para darmos inicio à instalação do Windows.

Arrow 6) Neste ecrã podemos ajustar o idioma a instalar, o formato da hora e da moeda e o idioma do teclado. Prosseguimos a instalação clicando em “Seguinte”.

Arrow 7) Para instalarmos o Windows Vista só teremos de clicar em “Instalar Agora”. Depois irá surgir durante algum tempo no fundo da janela um texto a dizer “Aguarde…”. Terá de aguardar uns momentos.

Arrow Cool Após algum tempo irá surgir uma janela a pedir para introduzir a chave de produto. É possível que ao introduzir uma chave de produto o programa de configuração detecte automaticamente a que versão do Vista corresponde essa mesma chave de produto. Se não inserir uma chave de produto, o programa de configuração irá perguntar-lhe novamente se não deseja inserir uma chave de produto. Caso não insira terá de seleccionar uma versão do Windows que queira instalar.

Arrow 9) Depois de ter inserido uma chave de produto ou ter seleccionado a versão pretendida prossegue-se a instalação clicando em “Seguinte”. Irá aparecer uma janela com o EULA do Windows. Terá de aceitar as condições para continuar o processo de configuração. Clique em “Aceito os termos da licença” e depois em “Seguinte”.

Arrow 10) Agora será confrontado com o tipo de instalação que pretende. Como estamos a instalar o Windows Vista de raiz só temos a opção “Personalizado (Avançado)”. Se tivéssemos instalado um sistema operativo anteriormente no nosso computador a opção “Actualizar” estava activada. Clique em “Personalizado (Avançado)”.

Arrow 11) Bem, chegou o momento de criar as partições no disco, a parte da instalação do Windows que mais atormenta os utilizadores novatos. Como já referi várias vezes neste tutorial, estamos a fazer uma instalação de raiz, e, como tal, o disco não está formatado (aliás nunca foi, é como se fosse um disco acabado de sair de uma loja). Para termos acesso a funções como particionar o disco, formatá-lo ou redimensioná-lo devemos clicar no botão “Opções da unidade”. Após o clique surgem várias opções acima mencionadas.

Para fazermos uma partição num disco limpo clicamos na opção “Novo” e seleccionamos o tamanho que queremos para cada partição. Se o disco rígido já tivesse um sistema operativo anteriormente instalado e tivemos escolhido a opção “Personalizar (Avançado) ” teríamos de seleccionar primeiro a opção “Eliminar” e depois era só seguir as instruções acima referidas.

NOTA: FORMATAR IMPLICA PERDER TODOS OS DADOS! SE ESTIVER A INSTALAR O WINDOWS VISTA NUM DISCO QUE TENHA UM SISTEMA OPERATIVO ANTERIORMENTE INSTALADO IRÁ PERDER TODA A INFORMAÇÃO QUE CONTENHA NESSE SISTEMA OPERATIVO! PORTANTO SE FOR INSTALAR O WINDOWS VISTA FAÇA UM BACKUP DA INFORMAÇÃO!!

Arrow 12) Após partições criadas o programa de configuração do Windows Vista irá começar a instalar o sistema operativo. Este processo é um pouco demorado e, como tal, tem de se ter paciência. Durante a instalação, é provável que o seu computador reinicie algumas vezes.

Arrow 13) Quando a instalação é concluída, vamos ter de dispensar mais alguns minutos para configurar as contas de utilizadores e o fuso horário. O Windows Vista começa estas configurações pelas contas de utilizadores, quer isto dizer, poderá fazer a sua conta com a respectiva password e imagem. Clique em “Seguinte”

Arrow 14) Continuando as configurações, é-nos pedido para dar-mos um nome ao computador. Quando tiver digitado o nome do computador pretendido clique mais uma vez em “Seguinte”.

Arrow 15) Agora vai ser-nos perguntado se queremos que se descarregue e instale as actualizações automaticamente ou se queremos desligar esse serviço.

Arrow 16) Agora podemos ajustar definições como o as horas e o fuso horário. Depois de estar configurado vamos prosseguir clicando em “Seguinte”.

Arrow 17) A seguir a estas configurações, o Windows vai proceder a uma análise ao computador para verificar a sua performance. Depois de acabar a análise temos o Windows Vista pronto a usar.

Agora só falta fazer o logon na nossa conta e começar a instalar os controladores, os programas de segurança, programas do tipo Office, entre outros vários tipos de programas.

Tutorial retirado do blog Deskmundo


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook