Atualizado em: 27 maio 2013

Como Falar em Público | Dicas

Não é incomum encontrarmo-nos em situações que afloram o medo de agir e a angústia de falar, quando não elementos combinados.

publicidade:

De fato, são situações prejudiciais para a maioria dos indivíduos, pois os limita e os impede de realizar ações importantes – muitas vezes até simples demais, como fazer uma pergunta ou se divertir sem censura desnecessária. Imagine situações mais complexas, que definem a personalidade e a vida de alguém.

Como os indivíduos estão inseridos em padrões de comportamento, ou seja, como as pessoas possuem jeitos de agir diferenciados, dependendo do contexto regional, religioso etc., uma das maneiras de se livrar da dificuldade de falar em público é abdicar de certas “prisões” ditadas pela cultura pessoal.

Permita-se esquecer de certas regras que, na realidade, não possuem nenhuma lógica prática, sequer teórica. Lembre-se de que conseguir isso não é algo simples. É normal sentir-se estranho, traindo-se, mas as conseqüências serão extraordinárias.

Também é importante lembrar que a timidez pode ter relação psicossomática. Se há dúvidas, entre em contato com um psicólogo e descreva seu problema. Não se esqueça de que saúde é um assunto muito sério. Consulte seu médico, avalie suas opções com toda cautela possível, retire toda e qualquer dúvida concernente ao assunto e tome sua decisão avaliada em hipóteses realistas. Não tente se tratar sem auxílio médico, muito menos se baseie em conhecimento popular ou conselhos familiares sem embasamento médico.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook