Atualizado em: 22 outubro 2012

Como evitar Ciúme do novo bebê

A chegada de um bebê não é uma boa notícia, neste artigo vamos dar dicas de como evitar que o irmão mais velho tenha ciúme.
Você Sabia?
Que o ciúme é um sentimento tão natural ao ser humano como o tédio e a raiva. Nós sempre vivenciamos este sentimento em algum momento da vida, diferem apenas suas razões e as emoções que sentimos.

Um fator muito comum com a chegada de um novo bebê na família é o possível ciúme

A chegada de mais um membro na família e tão especial na vida da família toda, para o filho mais velho essa chegada às vezes pode não ser tão aceita quando os pais não o preparam para isso, e faz com que a criança pense que ficará sem a atenção deles, o que obviamente não irá acontecer, porem a criança não pensa assim e sim imagina que não terá mais amor para ele.

No entanto o correto é prepara muito bem o filho mais velho, para evitar que ele tenha ciúmes do irmão mais novo, e toda essa preparação deve começar ainda durante a gravidez, fazer a criança se adapte com a situação, e nesse mesmo tempo você o possibilita de se manifestar seus sentimentos e incertezas.

publicidade:

Dicas de Como Evitar o Ciúme do Novo Bebê

1 – O primeiro passo é deixar seu filho participar de tudo relacionado ao novo irmão como na hora da escolha do nome, quando for fazer compras para o novo bebe leve-o junto, deixe ele participar mas não se esqueça de dar algo para ele também, converse com ele, faça sentir os pontos positivos de ter um irmão, como ter com quem brincar e compartilhar seus brinquedos, não ficará sozinho, entre outros.

2 – Deixe ele ajudar você arrumar a mala do bebê, faça com que ele sinta que a participação dele é importante.

3 – Após o nascimento do bebê se o ciúme for muito forte, fale para ele que compreende seus ciúmes, mas agora o novo bebê faz parte da família e que seu amor não mudará pelos dois.

4 – Na chegada em casa, evite mandar o filho mais velho para longe de você, casa dos avós ou de outro parente, isso pode fazer ele se sentir substituído, o deixe participar de tudo, quando estiver cuidado do bebê chame-o para participar, pegar a fralda, lenço e pomada.

5 – As demonstrações de ciúmes podem variar de criança para criança, Algumas apresentam comportamentos de desobediência e oposição, fazer birra, chorar e outras crianças possuem comportamentos agressivos e chegam a morder ou beliscar o irmão mais novo na ausência dos pais.

6 – Já outras regridem, pedem mamadeira, querem falar errado, dormir no berço e fazer xixi na cama, entre outros são todas formas de querer atrair a atenção dos pais para ele para que não o substituam no seu coração.

7 – O ideal é mostrar para seu filho que ele também é importante para vocês e que ter um irmão é algo maravilhoso e que ele não deixara de ter os privilégios que antes tinha, que nada vai mudar, que simplesmente a família irá crescer e que você o amara para sempre.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook