Atualizado em: 4 fevereiro 2013

Como evitar afogamento infantil

O afogamento é a segunda maior causa de mortes entre crianças de 1 a 14 anos no Brasil, portanto veja como evitar.
Você Sabia?
Que o afogamento dura de 20 a 60 segundos, depois dos quais a vítima afundará se não for socorrida. Diferentemente, uma pessoa que ainda pode gritar e manter a boca acima da água pode estar em pânico.
afogamento-01

O afogamento é a segunda maior causa de mortes entre crianças de 1 a 14 anos no Brasil

Você sabia que o afogamento infantil é a segunda maior causa de mortes entre as crianças que tenham de 1 a 14 anos no nosso país? Ao todo, são mais de 1.400 mortes no decorrer do ano e os riscos não são apenas para aquelas famílias que tem piscinas em casa, mas também para quem frequenta um clube, ou até mesmo está tirando férias na praia com os familiares.

As principais vitimas são aquelas crianças que tem menos de dois anos de idade. Uma das causas comuns do afogamentos acontecem através da banheiro de banho, vaso sanitário e até mesmo com um balde cheio de água no chão da lavandeira.

publicidade:

Como Evitar Afogamento Infantil

Sendo assim, qual a melhor forma de evitar o afogamento infantil? Quando nós mergulhamos de forma inesperada, um mecanismo de proteção que se chama laringoespasmo (que nada mais é do que uma contração das vias aéreas) que é acionada pelo próprio organismo. Com isso, é impedido que a água entre e chegue em seus pulmões. Quando somos adultos, sabemos que não podemos repirar debaixo da água, mas quando crianças, todas as vias respiratórias se abrem de forma rápida, aspirando com força maior para que o ar seja recuperado, o que aumenta e muito a chance de um afogamento por menor descuido que seja.

Cerca de cinco minutos que a gente fique sem respirar já é o suficiente para causar danos ao cérebro. Para evitar que essa tragédia aconteça com a sua família, as dicas são simples: fiquem sempre de olho nas crianças, nunca deixe baldes e banheiras com água acumulada no chão, se tem piscina em casa, tenha um cercado em volta da mesma para dificultar o acesso dos pequenos a área de risco. São medidas simples e que salvam vidas.

Vídeo de Como Agir Contra Afogamentos

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook