Atualizado em: 10 abril 2017

Objetos para Decoração Artesanal

publicidade:

A decoração artesanal tem um valor artístico e único, feitos com mais cuidado e carinho, mantendo originalidade. As peças podem ser encomendadas especialmente do jeito que você quer ou você mesmo pode fazê-las, deixando a decoração ao seu gosto.

Objetos-artesanais-para-sala-4

publicidade:

Veja, a seguir, algumas excelentes ideias de decoração artesanal que você pode fazer em sua própria casa ou encomendar para um bom artista:

  1. Decoração artesanal com vidro reciclado

Para fazer sua decoração você pode aproveitar vidros de alimentos e criar vasos para flores, tornando mais interessante sua casa e mais bonitos os ambientes. Os vidros e potes de alimentos também servem para criar luminárias incríveis, mantendo a luz em níveis mais baixos, tornando o ambiente mais aconchegante.

publicidade:
  1. Decoração artesanal com papelão

O papelão é um material jogado fora aos montes, mas pode ser reciclado e usado para criar objetos de decoração artesanal incríveis. Você pode, por exemplo, montar uma prateleira usando papelão e cola, criando um local para manter brinquedos e enfeites, ou outros objetos, de forma mais organizada.

  1. Decoração artesanal com paletes

Os paletes que são usados para armazenagem nas indústrias e empresas atacadistas não precisam ser jogados fora. Você pode usa-los para montar uma prateleira de paletes, para montar uma mesa de centro ou mesmo para a estrutura de uma poltrona. Além de se tornar um ambiente diferente, os paletes oferecem grande economia de material. Basta colocar mãos à obra ou encontrar um pessoa para fazer a montagem.

  1. Decoração artesanal com colheres plásticas

Essas colheres descartáveis, tão usadas em festas de aniversários, não precisam ser levadas para o lixo. Elas podem servir como molduras para quadros ou para o relógio de parede. Tudo é válido na decoração artesanal, basta você usar sua criatividade.

  1. Decoração artesanal com caixotes de feira

Os caixotes de feira, da mesma forma que os paletes de madeira, são materiais que servem para inúmeras coisas na decoração artesanal. Você pode ter nichos feitos com essas peças, perfeitos para guardar coisas sem ocupar muito espaço, parafusando os caixotes na parede e deixando uma estante suspensa, que vai liberar ainda mais a área de circulação em sua casa.

  1. Decoração artesanal com pneus velhos

O pneu é um material que fica na natureza por dezenas de anos antes de se degradar. Só que pode ser usado para muitas coisas na decoração artesanal. Por exemplo, você pode usar um pneu velho para fazer uma bela floreira ou um canteiro suspenso no seu jardim, pode usar o pneu para montar um belo puff, com uma pintura ou cobertura de tecido ou plástico e com almofadas por cima e ainda ter mais ideias criativas.

  1. Decoração artesanal com lacres de latinhas

Na mão de uma pessoa com criatividade, os lacres de latinhas de refrigerantes e cervejas são um material de primeira qualidade, podendo ser usados para fazer cintos, bolsas e muitas outras peças artesanais. Na decoração artesanal, você pode usar esses lacres para fazer cortinas ou luminárias com muito estilo.

  1. Decoração artesanal com latas de alimentos

Latas de alimentos que compramos no supermercado normalmente também vão para o lixo. Contudo, elas podem ser bem aproveitadas na decoração artesanal, servindo como vasos, onde você pode plantar os mais diversos tipos de plantas, desde flores até ervas aromáticas, mantendo sua casa muito mais bonita e saudável.

  1. Decoração artesanal com garrafas pet

Você já sabe que as garrafas pet são o maior problema para o meio ambiente. São peças que demoram para degradar, atrapalham a vida de todo mundo e sujam o meio ambiente muito mais que outros materiais descartáveis. No entanto, elas podem servir como elementos para a decoração artesanal, servindo como matéria prima para inúmeros tipos de objetos, desde vasos de plantas a luminárias.

  1. Decoração artesanal com revistas

Você pode encontrar inúmeros materiais e objetos de decoração feitos com jornais velhos e revistas, inclusive poltronas, feitas com a técnica de papel machê. As revistas podem ser recicladas, servindo para montar essas poltronas ou cestos de papel, criando um aspecto mais interessante e colorido para o seu ambiente e ajudando na organização de sua casa.

  1. Decoração artesanal com tambor reciclado

Por último, deixamos a ideia mais original dos últimos tempos: o uso de tambores de metal, aqueles usados para transporte de óleo e graxa, que são usados nos postos de combustíveis, indústrias as mais diversas e que, depois de esvaziados, são descartados.

Esses tambores são a última moda em decoração artesanal, podendo servir para a confecção de armários, de mesas, de suporte para pia e de muitas outras ideias.

O tambor decorativo pode ser encontrado hoje em inúmeras casas de decoração, customizados com marcas famosas, depois de lixados e pintados, e trazendo um aspecto muito interessante para a decoração de ambientes.

Se você quiser, a versatilidade do tambor decorativo pode transformá-lo num armário com portas e prateleiras internas, podendo ser usado na sala, servindo de bar e suporte para bebidas, ou ainda na cozinha, para você guardar suas ervas aromáticas ou alguns objetos menores.

No banheiro, depois de bem trabalhado e customizado, a decoração artesanal terá um toque diferente, com um tambor servindo como suporte para a pia.

Além disso, você pode ter o seu criado-mudo totalmente diferente dos outros, dando um toque especial ao seu quarto, servindo como suporte para o abajur, o celular e outros objetos.

Conclusão

A decoração artesanal, além de ser uma maneira de mostrarmos nossa criatividade, também é uma forma de mostrarmos nossa preocupação com o meio ambiente.

Nunca antes, na história da humanidade, jogamos tanta coisa fora e nunca antes tivemos tantos lixões espalhados em torno das grandes cidades, exalando mau cheiro e atraindo insetos nocivos à nossa saúde.

Esta é a melhor hora de mostrarmos que nos preocupamos com a sustentabilidade. Ao utilizarmos materiais que seriam jogados no lixo, produzindo com eles outros objetos que serão úteis por muitos anos, estamos colaborando para que o mundo se torne um lugar melhor, mais habitável e mais saudável.

Pense nisso: em vez de simplesmente jogar qualquer objeto no lixo, veja se ele não pode servir como matéria prima para a decoração artesanal.

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook