Atualizado em: 6 março 2013

Calculadora Gestacional: Como usar

Descubra de quantos meses está a sua gravidez usando a calculadora gestacional que converte semanas de gravidez em meses.
Você Sabia?
Que os primeiros serviços de atendimento pré-natal só surgiriam no Brasil lá pelo anos 20-30, sendo que só no pós-guerra eles realmente se estabeleceram.
inicio-gravidez-230408

Descubra de quantos meses está a sua gravidez usando essa calculadora gestacional

A calculadora gestacional tem como propósito de saber a data aproximada do parto do seu bebê e também fornecer alguns dados sobre sua gravidez, para isso é necessário preencher os dados corretamente. Para utiliza-la antes você tem que se conhecer.

Veja qual foi a data de início da sua última menstruação, quantos dias costumam durar o seu ciclo menstrual (não é quantos dias duram a sua menstruação, e sim o ciclo por inteiro), a data provável para que o parto aconteça. Quando você sabe a sua idade gestacional, você pode melhor acompanhar o desenvolvimento do seu bebê, saber o que se passa em sua barriga semana a semana.

Siglas

DUM: significa a datado primeiro dia da sua última menstruação. A idade gestacional vai ser calcula supondo que a concepção ocorreu 14 dias após o início da menstruação.

DPP: é a data prevista para o parto. Essa ata é estimada a partir do seu ultrassom, utilize a data que aparece no primeiro exame de ultrassonografia, pois quanto mais cedo for feito o exame, menos será a margem de erro.

Data de um exame anterior: caso você não saiba ao certo a ata de sua última menstruação e nem mesmo a data do parto, você pode se utilizar da ata de um exame anterior que você tenha feito. Dai você precisará de dois tipos de dados: a data em que o tal exame foi realizado e a idade gestacional que nessa época foi estimada. Lembre-se novamente, utiliza sempre a data o primeiro exame realizado para diminuir a margem de erro.

Como Usar

Você pode encontrar em vários sites alguns tipos de calculadora, mas basicamente todas pedem os mesmo dados, esses que foram mostrados anteriormente nesse artigo. Procure no google e de uma olhadinha em algumas. É sempre bom utiliza-la para saber como anda o desenvolvimento do seu bebê, você pode acompanhar também o desenvolvimento pela internet em sites, procure também “gestação semana a semana”.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook