Atualizado em: 4 março 2011

Bom Relacionamento na Empresa | Dicas

Em uma empresa, é comum nos relacionarmos com uma variedade muito grande de pessoas, cada uma com seus jeitos e hábitos. O grande obstáculo nisto é quando você acaba não se simpatizando muito com um de seus colegas, sendo isto recíproco ou não. Para saber como proceder nestas situações sem perder todo o profissionalismo, mas também respeitar a si mesmo, acompanhe este artigo até o fim.

publicidade:

Existem vários casos possíveis a serem trabalhados. O mais crucial é quando é unilateral e o colega em questão trabalha próximo a você, no departamento ao lado ou até no mesmo.  A receita aqui é se valer apenas da polidez. Não é obrigação estar sempre bem consigo mesmo ou com outrem, mas acabar sendo grosseiro faz com que você soe incompetente no seu ambiente de trabalho. Limitar as conversas a perguntas educadas a respeito do estado da pessoa e de sua família, no máximo, é o bastante para não gerar climas desagradáveis.

Quando a pessoa não trabalha próxima a você, mas você a encontra em eventos da empresa, muitas vezes até acompanhado, o melhor a se fazer é cumprimentar a ela e seu(s) acompanhante(s) brevemente com uma saudação e um elogio ao evento. Não é necessário estender a casualidade além disso.

O último caso de ambos o colega e você não se gostarem acaba sendo o mais simples de ser trabalhado, visto que tanto a pessoa quanto você vão evitar lidar um com o outro a não ser em casos essenciais. Logo, nas ocasiões em que vocês se encontrarem, o assunto discutido será o trabalho e nada muito fora das perguntas polidas já mencionadas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook