Atualizado em: 18 março 2011

As belezas da cidade de Itatiaia – RJ

itatiaia no rio de janeiro

O nome da cidade de Itatiaia, de origem tupi, significa pedra cheia de pontas. E basta observar seus arredores para perceber que os índios acertaram em cheio na hora de batizar a privilegiada região. Emoldurado pelo Parque Nacional do Itatiaia, o município é a principal porta de entrada para a reserva, a mais antiga do país, criada em 1937 e famosa por suas imensas formações rochosas.

Nos 300 mil metros quadrados da área de preservação, que se espalha ainda por parte do estado de Minas Gerais, estão trilhas, belas cachoeiras, fauna e flora diversificadas e picos que atraem alpinistas do Brasil e do exterior, como o Agulhas Negras, a 2.800 metros de altitude e mais alto da Serra da Mantiqueira. Democrático, o parque oferece atividades para visitantes dos mais variados níveis de preparo físico e que invadem a região especialmente nos meses de inverno, quando as temperaturas negativas são comuns nas madrugadas.

Na parte baixa da reserva ficam os mirantes – o do Último Adeus é um dos mais procurados – e as quedas d´água como Véu de Noiva, Itaporani e Maromba, indicadas para banhos e acessíveis por trilhas que exigem pouco esforço. Já na área dos campos de altitude, a escalada é a atividade clássica. São 160 vias para praticantes amadores e profissionais e, independente do grau de experiência do turista, contratar um guia é obrigatório – eles conhecem como ninguém o seguro caminho das pedras que levam a Agulhas Negras, Três Picos e Prateleiras.

A idade avançada do parque reflete-se nas opções de hospedagem da região. A maioria dos hotéis é bem antiga, entretanto, já existem pousadas charmosas e aconchegantes dentro da reserva e que capricham nos mimos – algumas oferecem chalés com hidromassagem; outras, fondue ao lado da lareira… não há frio que resista!

Mais sobre Itatiaia - RJ

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook