Atualizado em: 2 abril 2013

Artesanatos com garrafas descartáveis - Garrafa Pet

Conheça algumas maneiras para você reutilizar e inovar com garrafas PET, e produzir coisas uteis para a sua vida. Saiba como fazer esta arte!
Você Sabia?
Em 1810, foi fundada a primeira empresa que fabricava garrafa de vidro na Bahia, para ser um recipiente para a cachaça.
O Artesanatos com garrafas descartáveis é uma forma de reaproveitar e reciclar algo que pode se tornar útil. (Reprodução)

O Artesanatos com garrafas descartáveis é uma forma de reaproveitar e reciclar algo que pode se tornar útil. (Reprodução)

Reduzir, Reciclar e Reutilizar, estes são os famosos 3 R’s que permeiam a vida das pessoas hoje, ele visam mudar a forma como as pessoas tratam o meio ambiente. Reduzir é o passo mais importante, o consumo excessivo de coisas desnecessárias apenas prejudica ainda mais o planeta terra que já está sofrendo.

Já na parte de reciclar é importante dar um destino certo para o seu lixo, para que usinas de reciclagem possam reaproveita-lo. E no quesito reutilizar podemos aproveitar aquilo que chamamos de lixo para transformar em algum objeto. As garrafas Pet entram na dança de reutilizar e já existem diversos artesanatos que podem ser feito com elas.

publicidade:

Arte e Reciclagem!

As garrafas Pet são aquelas de plástico que armazenam refrigerantes e águas, e que poluem o ambiente quando não tem um destino certo. Conheça alguns artesanatos que podem ser feitos com elas e suas tampinhas.

Por mais difícil que seja imaginar, é possível fazer uma luminária com a garrafa Pet. A parte utilizada é sua base até o meio, a parte de cima afunilada é recortada. A pessoas pode pintar e deixar com as cores que desejar. Um quadro feito com as tampas dá uma solução para estes pequenos objetos. Esse quadro pode ser feito por adultos e crianças e se torna uma linda decoração. Outra finalidade para garrafa de plástico é a Horta. Isso mesmo, basta cortar apenas um quadrado generoso na lateral da garrafa, depois ela pode ser pendurada ou fica no chão.

Artesanato PET 01

Basta colocar terra dentro e fazer sua plantação. As garrafas que forem penduradas devem ficar em um lugar com boa sustentação. As que ficam no chão podem ser feitas da seguinte maneira: usar duas garras pet, cortar a parte afunilada de ambas para usar como base, e juntar as duas garrafas pelas extremidades cortadas. Uma forma bem pratica de fazer uma horta em casa.

Outras possibilidades são fazer porta lápis, basta cortar a parte de cima da garrafa deixando apenas a base e decorando da forma que preferir, ou fazer um cofrinho. O cofrinho usa a técnica de Upcycle, mais é fácil de fazer. Quem gosta de porta-treco pode fazer um de forma fácil com a garrafa. São diversas possibilidades basta usar a imaginação.

Veja como Inovar!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook