Atualizado em: 19 abril 2011

Artesanato em EVA para Pascoa - passo a passo

Noções sobre artesanato em EVA para esta páscoa, incluindo definição, fotos, informações sobre utilização do material, assim como do porquê.
PáscoaA Páscoa está chegando e nada é mais carinhoso do que dar aquele chocolate às pessoas a quem se ama. Principalmente, quando se tratam de crianças. Para intensificar ainda mais a experiência desta Páscoa, considere realizar alguns moldes de artesanato em EVA. Lembre-se de que feriados, ainda que possuam objetivo financeiro enraizado, não deixam de significar sentimentos mais profundos para muita gente, como passar tempo com a família. Não fique de fora.

O Que É Artesanato em EVA?

A EVA [Etil Vinil Acetato] é uma borracha. Em outras palavras, é uma mistura de Vinil, Etil e Acetato – a qual não pode ser realizada em casa devido à alta tecnologia empregada na sua obtenção. A borracha não é tóxica, sendo quimicamente composta por:

  • Cargas;
  • Resinas;
  • Pigmentos;
  • Agentes de Expansão;
  • Ativadores; e
  • Auxiliares de processo.

Por ser lavável, aderente, resistente, colorido e, mais importante, atóxico, é comumente – e largamente – utilizada em artesanato. Pelas mesmas características, é uma das “ferramentas” preferidas de muitos artistas plásticos, ainda que sua utilização seja de ampla acessibilidade e de fácil obtenção financeira.

É especialmente interessante e alegre para a Páscoa. Oferece maleabilidade para formar os mais distintos coelhinhos e cestas de ovos de chocolate.

EVADicas Para Iniciantes

Para marcar o molde, utilize um palito de pequeno porte. É usual o emprego de lápis e canetas, mas estas podem deixar seu trabalho marcado. Jamais vire a tesoura ao recortar um molde. Gire o próprio molde, de maneira a evitar partes picotadas. Dentre as colas disponíveis no mercado, dê preferência à cola quente e às colas instantâneas. A fixação é de suma importância na finalização e posterior acabamento do seu trabalho. Não deixe de conferir diversas imagens ao final deste artigo, assim como um vídeo-tutorial passo a passo.

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook