Atualizado em: 23 julho 2010

Aquecedor Solar Caseiro – como Fazer

Em uma casa normal, o consumo de energia elétrica somente o chuveiro elétrico consome cerca de 70% de toda a despesa com energia isso sem o ar-condicionado.

publicidade:

O Aquecedor Solar de Água para tomar banho é um das melhores formas de redução do consumo de energia que sempre pesa no orçamento doméstico, embora todos nós  amamos  um bom banho quente.

A palavra de ordem é sustentabilidade.

No entanto, preservar não é suficiente.

É preciso substituir e melhorar hábitos e atitudes.

E tudo pode começar dentro de casa.

Artesanalmente e a partir de material reciclado, por exemplo, é possível construir um aquecedor solar caseiro!

Com garrafas PET, embalagens de leite e conexões de PVC, o catarinense José Alcino Alano criou, quase por acaso, um mecanismo que retém o calor do sol e transforma em energia.

Ele explica:

Ao guardar as embalagens do nosso próprio consumo em casa, o acúmulo foi inevitável. Como eu e minha mulher tínhamos um conhecimento básico sobre aquecimento por energia solar, em 2002 resolvemos construir um coletor solar com 100 garrafas.

Ele diz que o projeto se mostrou eficiente, dentro das limitações de um aquecedor solar alternativo, dando um destino responsável ao lixo acumulado.

O melhor da idéia do casal é que qualquer um pode construir seu próprio aquecedor.

O aquecedor solar caseiro tem os mesmos princípios de funcionamento dos convencionais e pode esquentar a água a partir da luz do sol, sem a utilização de energia elétrica. “No início, ele foi dimensionado para atender o nosso consumo de água quente. Usamos então 200 garrafas para atender quatro pessoas”, conta o catarinense.

Como fazer:

Primeiro é preciso recortar as garrafas e caixas para o painel e, depois, pintar de preto os canos e embalagens de leite que irão absorver energia solar e transformá-la em calor.

As garrafas vão envolver os canos de água e manter o calor por meio de efeito estufa.

A água sai da caixa d’água em temperatura ambiente e, ao passar pelo sistema, esquenta e então volta para a caixa. Depois de seis horas nesse ciclo constante, a água pode chegar a uma temperatura de até 38 graus Celsius no inverno e mais de 50 no verão.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook