Jogo de cartas “pife”: saiba as regras

Pife: saiba as regras (2)

Um dos jogos de cartas mais preferidos de muitos brasileiros é o pife, que também é conhecido como pif paf.

Apesar dos constantes avanços tecnológicos que chegam a influenciar nas escolhas por jogos eletrônicos, muitas pessoas ainda preferem aproveitar o seu tempo livre para jogar baralho. Além do truco e do buraco, um dos jogos de cartas que é um dos mais preferidos de muitos brasileiros é o pife, que também é conhecido como pif paf. Se você ainda não teve a oportunidade de jogar o pife e tem vontade de conhecer mais sobre ele, nós preparamos neste post as regras desse famoso jogo de cartas.

Regras do jogo de pife

Como qualquer outro jogo de cartas, em uma partida de pife é necessário que todas as pessoas, que estejam jogando, conheçam bem as regras para o bom andamento das rodadas. Para te ajudar, nós separamos as principais regras desse jogo de cartas, que geralmente conta com a participação de três a oito jogadores.

  • Normalmente, é utilizado dois baralhos sem coringas, que vão totalizar 52 cartas.
  • Antes de começar a jogar, é preciso definir com todos os participantes qual vai ser o número mínimo e máximo de fichas que vão ser apostadas em cada rodada.
  • Por meio de um sorteio, é escolhido o participante que irá distribuir as cartas. Depois de embaralhar e cortar o baralho (esta tarefa deverá ser feito pela pessoa que está no lado direito do distribuidor), cada jogador deverá receber nove cartas.
  • Após a distribuição, as cartas que sobrarem devem ser colocadas no centro da mesa e com a face voltada para baixo. Futuramente, este monte vai servir para os participantes “comprarem” as cartas.
  • Depois de analisarem as cartas que estão em mãos,os jogadores começam a apostar as suas fichas. Um participante poderá aumentar a oferta do outro. O jogo só vai começar quando todo mundo, que decidiu continuar participando da rodada, apostar a mesma quantia.
  • A pessoa que estiver do lado esquerdo do distribuidor começa “comprando” uma carta do monte. Depois, escolhe uma para ser descartada. A próxima pessoa deve escolher entre pegar a última carta que foi descartada ou “comprar” uma. Observação: para bater, qualquer pessoa poderá aproveitar a carta que foi descartada.
  • O ganhador da rodada é a pessoa que obtiver primeiro uma combinação de três ou mais cartas (três cartas ou mais do mesmo valor e de naipes diferentes) e seqüências (três ou mais cartas seguidas do mesmo naipe).