Atualizado em: 22 março 2013

Via Rápida Cursos Gratuitos

O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.
Você Sabia?
Que a Via Rapida surgiu no mercado no ano de 1999, com o objetivo de propor um novo conceito em propaganda e mídia
INSCRICAO-VIA-RAPIDA-EMPREGO-CURSOS-PROFISSIONALIZANTES

O programa oferece cursos rápidos gratuitos e auxílio financeiro para promover a qualificação profissional

O Via Rápida Enprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo. Ele é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e oferece cursos básicos de qualificação profissional gratuitos de acordo com a necessidade da região.

Tem por objetivo capacitar a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou ainda que deseje ter seu próprio negócio

publicidade:

Quem pode participar

Pessoas a partir de 16 anos, alfabetizadas e que residam no estado de São Paulo são as que podem participar do programa. Será dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, com maior idade, escolaridade mais baixo e pessoas com maiores encargos familiares.

O programa atende também a públicos específicos tais como jovens matriculados no Ensino Médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda (Ação Jovem e Renda Cidadã), reeducandos em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.

Os cursos

O programa oferece mais de 150 modalidades de cursos gratuitos, com duração de até 90 dias, nas áreas de construção civil, comércio, serviços e indústria. As aulas ocorrem de segunda a sábado, em unidades fixas do Via Rápida Emprego, que estão localizadas em regiões do Estado de São Paulo e em unidades móveis que serão estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a maior conforto para concentração do trabalhador. As aulas também ocorrerão nas escolas técnicas estaduais (ETECs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, em salas de Escolas estaduais, em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), na Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e na Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).

Os cursos serão disponibilizados de acordo com a necessidade na região, que são identificadas com base nas informações do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego; dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais.

O site

Acessando o site www.viarapida.sp.gov.br do Via Rápida, você tem acesso a todas as informações necessárias. Clicando na aba Cursos, você tem acesso a lista de cursos que estão disponíveis, em ordem alfabética, ou por cidade. Escolhendo o curso, ele informa quais são os requisitos necessários e a disponibilidade. É uma boa iniciativa para quem tem vontade de crescer, mas ainda assim falta condições financeiras para ser investida.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook