Atualizado em: 5 setembro 2011

Senac 2011 - Cursos Livres de Fotografia

A arte de fotografar não funciona apenas por gostar, é preciso saber dos princípios básicos para se obter uma fotografia ideal, através da realização de cursos específicos da área.

fotografiaNo Brasil existem diversas instituições de ensino que visam melhorar a educação entre a população, estimulando cada vez mais a aprendizagem e formando mais profissionais capacitados para executar todas as tarefas da sua área. O Senac é uma dessas instituições, que cumprem o papel de ampliar o ensino no Brasil através de diversos cursos oferecidos para diversos níveis de formação.

O Senac oferece cursos de graduação, de pós-graduação, cursos técnicos, cursos à distância e cursos livres, que são os cursos gratuitos. Os cursos livres são os cursos mais procurados do Senac, pois muitas pessoas não possuem condições financeiras suficientes para arcar com a mensalidade de um curso. Dentre as diversas áreas dos cursos oferecidos, um dos cursos que tem sido bastante procurado ultimamente é o de Fotografia.

publicidade:

Fotografia

O prazer de poder registrar momentos, paisagens e eventos faz parte da rotina de muitas pessoas. Alguns gostam tanto de registrar esses momentos que tornam isso parte da sua vida profissional, buscando aprender novas técnicas para realizar fotografias com qualidade e tornar isso uma maneira de se obter renda. Nos cursos da área de Fotografia o invidívudo irá aprender a manusear câmeras, todas suas funções e quais os princípios para se obter uma fotografia ideal. Os cursos abordam o ensinamento de tirar fotografias de eventos, paisagens, fazer books fotográficos, levando em consideração a luz, foco, entre outros fatores. A escolha do curso irá depender da intenção, da vocação e do desejo de cada um que quiser seguir na área.

Cursos Livres de Fotografia

Existem muitos cursos disponíveis no Senac que são divididos de acordo com a sua área. Na Fotografia, os cursos livres que estão disponíveis no Senac são:


Ensaio Pessoal – O curso de Ensaio Pessoal visa ensinar ao participante a desenvolver a linguagem fotográfica, aprendendo técnicas sobre luz, utilização de cores, entre outros fatores importantes de uma foto.


Formação Básica em Fotografia  – O curso de Formação Básica em Fotografia visa formar profissionais que possam conhecer das técnicas fotográficas e conseguir manusear corretamente o equipamento, obtendo assim uma boa fotografia.*


Fotografia Digital (à distância) – O curso de Fotografia Digital visa formar profissionais responsáveis por capturar e manipular foto digitais, tais como aprender a manusear e todas as técnicas relacionadas a fotografia.


Fotografia Digital Profissional – Módulo 1 – O curso de Fotografia Digital Profissional tem como objetivo ensinar aos profissionais diversos recursos de equipamentos, como manusear câmeras, assim como editar e reproduzir imagens.


Fotografia Publicitária – O curso de Fotografia Publicitária ensina noções básicas de fotografia para atuar no mercado publicitário, assim como o manuseio de câmeras de grande formato e técnicas avançadas de fotografia.


Fotografia de Arquitetura – O curso de Fotografia de Arquitetura ensina aos participantes como aprender a forma prática das fotografias de arquitetura e interiores, seus aspectos e médio e grande formato, iluminação, etc.  **


Fotografia de Casamento – O curso de Fotografia de Casamento ensina a desenvolver uma linguagem fotográfica própria e moderna para diversos eventos sociais, ensinando todas as técnicas de enquadramento, luz e foco.


Fotografia de Moda, Beleza e Retrato – O curso de Fotografia de Moda, Beleza e Retrato ensina todas técnicas para fotografar para capas de revistas, editoriais de moda e beleza e retratos, tudo em condições semelhantes as do mercado.


Fotojornalismo Digital – O curso de Fotojornalismo Digital busca estimular o estudante a desenvolver um raciocínio crítico sobre a profissão, através de técnicas de fotojornalismo aprendidas e da edição digital.


Introdução à Fotografia Digital – O curso de Introdução à Fotografia Digital aborda os manuseios básicos de uma câmera digital, tais como os conceitos e técnicas fundamentais sobre imagens digitais. *


Introdução à Iluminação para Estúdio – O curso de Introdução à Iluminação para Estúdio visa ensinar aos participantes técnicas para fotografar pessoas e objetos e ensina também sobre as fontes de luz e como elas são aplicadas no estúdio. *


Oficina de Flash – O curso de Oficina de Flash tem como objetivo capacitar profissionais que irão operar câmeras com diferentes tipos de flashs, com diferentes potências, cada um de acordo com a situação.


Produção para Fotografia Publicitária – O curso de Produção para Fotografia Publicitária tem como objetivo capacitar profissionais para realizar a produção de fotografias de acordo com layout elaborado pela agência de publicidade.*


Retrato Comercial – O curso de Retrato Comercial tem como objetivo capacitar profissionais para elaborar retratos voltados para a área comercial, de uso comercial ou pessoal do cliente.


Retrato e Book – O curso de Retrato e Book tem como objetivo formar profissionais para produzir retratos fotográficos e refletir sobre a fotografia do ponto de vista técnico e da linguagem fotográfica. **


Tratamento da Imagem Digital para Fotógrafos – O curso capacita profissionais para utilizar técnicas avançadas para a realização do tratamento de imagens fotográficas, usando calibragem, perfis ICC e ColorSync, entre outros.

 

O Senac também disponibiliza de diversos cursos em outras áreas. Para conferir os demais cursos, o Sempre Tops possui o Senac – Cursos 2011, que indica todos os cursos disponíveis de acordo com cada área.

Para mais informações, acesse www.sp.senac.br

Telefone: 0800 883 2000.

* Este curso possui taxa à pagar, mas possui vagas para bolsistas através de processo seletivo em algumas unidades. Valor sujeito a alteração de acordo com cada unidade.
** Este curso possui taxa e não possui vagas para isenção da mesma através de processo seletivo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook