Atualizado em: 5 fevereiro 2013

Primeiros Socorros – Cursos Gratuitos

Saiba como você pode realizar os cursos de primeiros socorros de forma gratuita e simples e assim, estar preparado para salvar uma vida em algum momento inoportuno.
Você Sabia?
Que a A Estrela da Vida, símbolo usado nas ambulâncias de emergência de vários países tem um significado dos 6 estágios do socorro pré-hospitalar.
Primeiros Socorros 02

São varias as possibilidades de você prestar os Primeiros Socorros em Cursos Gratuitos que são oferecidos para te capacitar. (Reprodução)

A preparação para situações de risco pode ser essencial para a redução de danos e aumento das chances de sobrevivência. Se você não quer ou não pode pagar por um curso de primeiros-socorros, há uma série de cursos online e presenciais completamente grátis.

Difícil conhecer alguém que nunca passou por alguma situação de risco à saúde ou de socorro imediato de alguma vítima. Se não passou, viu alguém passar, e bem de perto. Estamos constantemente expostos à essas situações, mesmo que trabalhemos em casa ou em instalações seguras. Nosso cuidado e conforto diminuem as chances de acidentes, mas nunca será possível ter chance zero.

publicidade:

Preparado Sempre!

Dessa forma, é importante saber o que fazer e estar preparado para uma dessas situações. Muito mais do que ter a atitude correta na hora certa, é importante não tomar a atitude errada, o que geralmente acontece, causando a morte ou gerando sequelas na vítima. Os cursos básicos de primeiros socorros são rápidos e práticos. Existe uma série de instituições que oferecem o curso, e a boa notícia é que muitas delas oferecem o curso grátis.

Especificações

Primeiramente, há a forma mais rápida para aqueles sem muito tempo no seu dia: cursos online. Eles são os mais fáceis de encontrar (basta tentar uma busca rápida na rede), e com matrícula imediata mediante a um simples cadastro. Oferecem aulas, apostilas, muitas fontes de consulta e até certificados no final do curso.

Logicamente, para receber essa certificação de sucesso no aprendizado, é necessária a aplicação de um pequeno teste. Mas para aqueles que buscam cursos práticos, há esporadicamente essa modalidade em regiões específicas do seu estado. A melhor forma de achá-los é em periódicos locais ou mesmo pela internet. Esses cursos geralmente estão ligados às prefeituras locais, mas instituições como as escolas de bombeiros e o Samu frequentemente oferecem cursos com noções básicas para a preparação do cidadão às situações cotidianas. Se você nunca se interessou, é hora de ficar ligado e buscar esse conhecimento. Mesmo que você não salve tantas vidas quanto gostaria, ao menos poderá algum dia evitar a propagação de alguma tragédia.

Onde encontrar?

Grupo iPed
Canal do Ensino
Senac
primeiros-socorros-1g

Pronto Socorrista Profissional ensinando como prestar os primeiros socorros as vitimas. (Reprodução)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook