Atualizado em: 15 julho 2011

Curso NR 33 - Norma de Espaços Confinados

Conheça a Norma Regulamentadora 33 que regulamenta a segurança e saúde do trabalho com espaços confinados. Para saber mais leia o artigo.

A NR 33 é a norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho em espaços confinados, emitida pelo Ministério do Trabalho.

Esta norma regulamentadora estabelece os requisitos mínimos para se identificar os espaços confinados dentro de uma empresa, a avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes para os trabalhadores que operam nestes espaços.

publicidade:

A NR 33 define espaço confinado como qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, por possuir meios limitados de entrada e saída, em cuja ventilação é insuficiente para evitar contaminações, havendo ainda a possibilidade de falta ou excesso de oxigênio no ambiente.

Sendo que cabe ao empregador ter um responsável técnico encarregado de cumprir o que dita a NR 33. Havendo a necessidade de se identificar os espaços confinados na empresa e os riscos que cada um oferece ao trabalhador. Implantando uma gestão em segurança e saúde do trabalho em espaços confinados, com técnicas de prevenção, de emergências e salvamento, que garantam ambientes com condições adequadas de trabalho.

Há também a necessidade de treinamento dos trabalhadores nas medidas de segurança em espaços confinados. Devendo os trabalhadores usarem equipamentos adequados, fornecidos pela empresa e abandonar o local de trabalho se houver risco para si ou os demais, alertando o seu superior, que dará o alerta geral.

A NR 33 também dispõe sobre a necessidade de equipamentos específicos para medição do nível de oxigênio, bem como dos equipamentos a serem evitados por trazerem risco de acidentes, explosões ou incêndios em espaços confinados.

Se você está interessado em saber mais sobre a NR 33, acesse o site do Ministério do Trabalho e leis na integra as normas regulamentadoras:

www.mte.gov.br/legislação/normas-regulamentadoras/default.asp

Ou acesse: www.target.com.br/portal/asp/regulamento/resultado_regulamento.asp

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook