Atualizado em: 3 agosto 2011

Mestrado em Jornalismo

No momento, há apenas um curso de Mestrado focado 100% na área jornalística. De acordo com a CAPES, apenas a UFSC ministra o curso.

O Jornalismo, subárea da Comunicação, é uma atividade profissional de apuração e transmissão de notícias e comentários através dos vários meios de comunicação.

Apesar de existirem vários cursos de Mestrado em Comunicação, apenas uma instituição ministra o curso de Mestrado em Jornalismo.

publicidade:

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve seu programa de Mestrado em Jornalismo aprovado em 2007 pela CAPES e desde então nenhuma outra universidade ofereceu o mesmo curso.

A instituição, através da observação das estatísticas relacionadas aos cursos de Graduação de Comunicação com habilitação em Jornalismo, detectou a grande demanda do setor por formação especializada e formulou o curso de Mestrado em Jornalismo focado nas seguintes linhas de pesquisa: “Fundamentos do Jornalismo” e “Processos e Produtos Jornalísticos”.

Entre os pré-requisitos exigidos aos candidatos está a graduação em qualquer área do conhecimento e a proficiência na língua inglesa.

Uma notícia importante aos interessados em se tornar mestres da área jornalística é que a Universidade Federal da Paraíba (FUPB), provavelmente, terá aprovado um curso de Mestrado em Jornalismo no mês de setembro.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFPB informou que a proposta do curso já foi aprovada por todas as instâncias internas da instituição e agora depende apenas da aprovação da CAPES.

Essa última etapa é mais difícil, mas a universidade acredita que em setembro tudo estará resolvido e a proposta definitiva será aprovada.

Acesse a nossa página com todos os Cursos de Mestrado,conheça os cursos e saiba quais as instituições que estão oferecendo-os atualmente.

Caso a instituição consiga o deferimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no próximo ano, os interessados poderão cursar mais um Mestrado em Jornalismo com foco nos “Processos, Produtos e Práticas em Jornalismo” e optar pelas linhas de pesquisa “Processos e Produtos em Jornalismo Digital” ou “Processos e Produtos em Jornalismo no Contexto Organizacional”.

Vamos torcer para que a CAPES aprove esse projeto

 

Santa Catarina

UFSC

Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, Santa Catarina – Brasil

CEP: 88040-970

Fone: (48) 3721-6610

E-mail: posjor@cce.ufsc.br

 

Paraíba

UFPB

Cidade Universitária – João Pessoa – PB – Brasil

Cep: 58059-900 – Fone: (83) 3216-7720/7153

agencianoticias@tv.ufpb.br

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook