Atualizado em: 15 junho 2012

Gerontologia: O que é, profissão, curso e média de salário

A enfermagem voltada a pessoas que precisam de cuidados especiais, estuda o ser humano na terceira idade e ajuda no futuro promissor do ser humano. Não só como mercado de trabalho a enfermagem, mas tem também como todo o acompanhamento da vida dos idosos, aconselhando a família e a sociedade quanto aos cuidados devidos.
Você Sabia?
Na Antiguidade, a velhice era sinônimo de "sabedoria", ou seja, quanto mais velho fosse a pessoa, mais sábia ela seria. Muitos homens idosos naquela época era considerados mestres ou até mesmo Druidas.

Para entender sobre o processo do corpo humano futuramente, é necessário saber e entender o que é Gerontologia. Além de cuidar do bem estar, o estudo tenta compreender o processo por meio da velhice, seja ela patológica ou não.

O estudo da velhice humana.

Gerontologia: O estudo do envelhecimento humano.

O que é Gerontologia?

Criada pelo médico russo  Élie Metchinikoff, em 1908, é a ciência que estuda o ser humano através da velhice., ou seja, todo processo em volta do idoso, emocional e social que ele vive.

publicidade:

O estudo trata sobre as doenças tanto passadas quanto futuras e ajuda no meio social que os idosos vivem, promovendo também atividades físicas, psicológicas e saudáveis, para que haja um equilíbrio em sua vida. A fabricação de remédios, como vitaminas, que estimulam a musculatura e o bem estar das pessoas, tornando assim, suas vidas mais confortáveis.

O que traz o Curso

O curso de Gerontologia, tem como duração quatro anos e o estágio é obrigatório, com supervisão. O ensino é baseado em ações humanitárias voltas para a sociedade, a fim de buscar um futuro melhor e mais agradável aos idosos e o incentivo de fazer parte de ONG’s voltadas a esse tipo de atividade. Nele, é possível estudar as seguintes matérias:

  • Psicologia;
  • Epidemiologia;
  • Psicogerontologia;
  • Bioestatística;
  • Biologia do Envelhecimento;

O Mercado de Trabalho

As faculdades que oferecem graduação são USP (Universidade de São Paulo), UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e a FAI-SP (Faculdades Adamantinenses Integradas). Normalmente, quando o estudante termina esse curso, não há uma atuação específica. Ele pode trabalhar em hospitais, ajudando no físico e no bem estar dos idosos, a análise e elaboração de áreas, como por exemplo, o Parque da Maturidade, localizado em Barueri, São Paulo, onde é trabalhado o conforto, cursos gratuitos, e avaliações físicas e mentais.

Outros alunos, montam suas próprias áreas de saúde, voltada especialmente aos idosos. A ajuda quanto ao planejamento de áreas que trabalhem a sociedade, orientando e aconselhando sobre os cuidados que devem ter.

Os salários variam de R$ 1.300,00 (20 horas semanais) a R$2.600,00 (40 horas semanais).

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook