Atualizado em: 9 abril 2013

Escolas de Alpinismo em São Paulo

Conheça mais sobre este esporte radical que é o Alpinismo, e como você pode cursar e aprender sobre está pratica que pode te beneficiar e muito o seu corpo e sua mente!
Você Sabia?
A Palavra "Alpinismo" é derivado de ma atividade que é praticada nos "Alpes", bem na cordilheira na Europa.
Alpinismo 02

Muitas Escolas de Alpinismo em São Paulo auxiliam e ensinam você de forma radical. (Reprodução)

O alpinismo é uma atividade de caráter esportivo que consiste em escalar uma montanha alta e que pressupõe a subida e alcance do ponto mais elevado desse obstáculo natural em plano vertical e através da utilização de equipamento e técnicas específicas.

Além da excelente condição física que se caracteriza pela ausência de dificuldades cardiorespiratórias (que tendem a aumentar de acordo com a altitude), manutenção do peso correto de acordo com a tabela de índice de massa corporal e de um treinamento físico adequado, o alpinismo requer que o seu praticante evolua no processo de escalada de forma progressiva, de modo a adaptar-se à geografia e clima característicos de cada obstáculo natural escolhido.

publicidade:

Esporte Radical

Embora esta atividade tenha granjeado um número crescente de adeptos no Brasil (que frequentemente se lhe referem como sendo uma modalidade esportiva ‘radical’), o alpinismo não dispõe de muitas opções quanto aos centros de ensino e aprendizagem. No estado de São Paulo, um dos mais conhecidos locais de escalada é São Bento de Sapucaí, principal pólo de reunião entre praticantes e amadores de escalada nesta região.

É precisamente nesta região que se localiza a escola Montanhismus que, tendo sido fundada em 1989, foi a instituição alocada ao treinamento e oferta de cursos de escalada em rocha em território brasileiro. Aqui podem encontrar-se cursos que versam a escalada em rocha, resgate, proteção móvel, conquista e big wall, sendo que são ministrados em diversos níveis de dificuldade.

Além do fator pioneiro que carateriza esta instituição, também a certificação ao nível dos formadores é uma preocupação que merece a sua melhor atenção, sendo que todos possuem pelo menos uma experiência mínima de quinze anos nesta modalidade quer em termos de escalada em obstáculos rochosos no Brasil, quer igualmente no estrangeiro.

Onde Cursar?

A segurança e o profissionalismo são então garantidos por profissionais experientes e qualificados e pela disponbilização de equipamentos eficientes de marcas reconhecidas e certificadas no mercado. E para quem pretende somente ter uma iniciação a esta modalidade, a Montanhismus oferece desde 2003 diversas expedições a nível nacional e internacional, tendo já disponibilizado atividades em países como o México, Estados Unidos e Espanha.

 AFCC Aventuras
 Montanhismus
 GPM – Montanhismo
 Casa de Pedra

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook