Atualizado em: 10 agosto 2011

Policia do Exército - Cursos

Obtenha aqui todas as informações a respeito da Polícia do Exército e sobre os cursos de especialização disponibilizados para formação dos interessados.

Polícia do ExércitoA Polícia do Exército é uma unidade de infantaria especializada vinculada ao Exército Brasileiro que realiza as mesmas atribuições da Polícia Militar, porém, nas guarnições dos comandos e unidades de Força Terrestre do Exército. Encontramos em âmbito nacional, várias unidades operacionais da Polícia do Exército, as quais estão divididas entre Batalhões, Pelotões e Companhias. A identificação da Polícia do Exército é simbolizada pela braçadeira preta com a sigla PE escrita em branco ou pela braçadeira branca com a mesma sigla na cor vermelha.

História

Na Segunda Guerra Mundial o Brasil foi a campo de batalha aliado ao exército norte-americano, o qual contava com um pelotão de Polícia Militar em sua divisão de infantaria. Por estar combatendo junto ao exército norte-americano em campo de batalha, o Exército Brasileiro acabou adaptando sua organização militar ao Exército Americano. Por conta desta adaptação, é instituído no 3º Regimento de Infantaria da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária o primeiro Pelotão de Polícia Militar Brasileira, justamente para fazer jus modo de combate norte-americano.

publicidade:

Neste Pelotão de Polícia Militar Brasileira haviam 19 militares do Exército Brasileiro e 44 policiais civis da Guarda Civil do Estado de São Paulo, o que acaba mostrando toda a importância atribuída à esta unidade desde os primórdios de sua criação. Ao longo dos anos esta nova unidade foi se expandindo e se desenvolvendo e passou a atender as necessidades da Força Terrestre Brasileira. Isto proporcionou a criação de outras Organizações Militares da especialidade, as quais foram distribuídas pelos comandos e unidades do Exército Brasileiro.

Atribuições

Investigação CriminalPodemos destacar como sendo as principais funções atribuídas à Polícia do Exército ao longo dos anos: assegurar o respeito à lei, ordens, bem como o cumprimento dos regulamentos militares; prevenir o crime, policiamento de trânsito e de pessoal; controle de trânsito nas áreas militares; segurança de instalações militares e oficiais; escolta de altas autoridades e comboios militares; segurança e proteção pessoal de autoridades civis e militares; investigações criminais; perícias diversas; e controle da área de calamidade pública.

Cursos

Para se tornar membro da Polícia do Exército, os segundos e terceiros sargentos de carreira da Força Terrestre que servem em Organizações Militares de Polícia do Exército ou de Guardas devem fazer um curso de especialização que tem por base promover a formação do interessado nas diversas atribuições de seu futuro posto, tais como segurança de autoridades, investigações, perícias, posto de bloqueio e controle de vias urbanas, bombas e explosivos, entre outros. Para efetuar a inscrição no curso de especialização o interessado deve encaminhar um requerimento à Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM). Dentre os módulos dispostos no conteúdo do curso podemos destacar:  policiamento de pessoal e de trânsito, investigações criminais, ordens de prisão e suas formas legais, instrumentos do crime, esboços e croquis, registros e formulários, armamento, munição e tiro e treinamento físico militar (TFM).

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook