Atualizado em: 8 maio 2012

Cursos Gratuitos em Harvard e MIT

Harvard e MIT investirão cerca de US$ 60 milhões para colocar a plataforma que oferece cursos gratuitos para funcionar a partir de setembro de 2012.
Você Sabia?
As disciplinas ministradas através da internet pelas Universidades de Harvard e MIT são somente dos cursos de graduação. Vale lembrar que todos que concluírem os cursos receberão um certificado, porém ele não valerá oficialmente, assim como um diploma de qualquer área.

As Universidades de Harvard e MIT oferecerão cursos gratuitos pela internet a partir do segundo semestre. (Foto: Divulgação)

Duas das principais universidades estadunidenses oferecerão curso gratuito. Havard e o MIT (Massachutes Institute of Technology) firmaram parceria e criaram uma plataforma onde os alunos poderão ter as disciplinas dos cursos que já fazem presencialmente e essa nova ferramenta não cobrará nada para oferecer o serviço.

A partir de setembro os que quiserem acessar já poderão, pois a edX, nome dado a plataforma, estará em funcionamento e as inscrições para participar dos cursos se iniciam no mês de junho.

As aulas oferecidas são bastante dinâmicas e os materiais para auxílio incluíram vídeos, laboratórios web, ranking de perguntas e tira-dúvidas, ou seja, o fato de ser online não acarretará em perda de conteúdo.

publicidade:

De acordo com informações do The New York Times a intenção com esse programa de curso gratuitos em Havard e MIT é também fazer com outras universidades e também pesquisadores do mundo todo possam compartilhar seus conhecimento, por esse motivo a plataforma foi construída como software livre.

Outras parcerias para o ensino grátis e online

  • Universidades de Stanford, Michigan e Pensilvânia – Plataforma Cousera
  • Universidades de Michigan e Chicago – Plataforma Fanthom
  • Universidades de Stanford Princeton e Yale – Plataforma AllLearn

Espera-se que o projeto seja benéfico a todos, já que a internet tem possibilitado aos seres humanos fazer tantas coisas que ficam tão próximas dos mesmos e que estão à distância de apenas um clique.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook